Ambulatório de Osteopatia: Os Porquês do Corpo

A Osteopatia é uma maneira de buscar no corpo do próprio paciente as respostas para os seus males de forma sistêmica. “Está tudo interligado e o nosso foco não é identificar onde é a dor do paciente, mas sim, o porquê dessa dor, e é esse porquê que nós vamos tratar”, explica o Dr. Mauro Gemelli, professor do atendimento supervisionado ambulatorial da Pós-Graduação em Osteopatia Clínica Integrada da Faculdade Inspirar.

Segundo o professor, as aulas no ambulatório são fundamentais para a formação do Fisioterapeuta Osteopata e, por isso, o número de horas do estágio supervisionado está cada vez maior, chegando atualmente a 470 horas, sem contar a teoria e a prática em sala de aula. Tem como objetivo garantir um ensino completo e de qualidade e um atendimento de referência à população.

“Eu observo a construção do raciocínio dos alunos enquanto eles entram em contato com os pacientes aqui no ambulatório e complemento se necessário. Às vezes o paciente chega na clínica reclamando do pescoço, mas a resposta está na perna. Para realizar esses diagnósticos é preciso um conhecimento amplo e profundo do corpo”, completa.

O fisioterapeuta Michel Alves Ribeiro, aluno da Pós, ficou bem mais confiante após o primeiro dia no ambulatório. “Aqui as coisas ficam um pouco mais claras. A Osteopatia é bastante complexa e confesso que eu estava inseguro até hoje, mas agora tudo está fazendo mais sentido para mim. Foi com certeza um dia decisivo na minha carreira”.

A dona de casa Flauzina Vieira Dias veio se consultar e aprovou: “Eu não conhecia esse tratamento. Liguei porque estava interessada em me tratar com Acupuntura, que eu já conhecia, e a recepcionista perguntou se eu gostaria de vir conhecer a Osteopatia. Eu vim e gostei tanto, que liguei para minha filha vir também. O resultado é rápido mesmo. Vou voltar mais vezes com certeza”.

Quem tiver interesse em passar pelo tratamento de Osteopatia, pode fazer seu agendamento ligando na unidade Inspirar mais próxima. O ambulatório está disponível nas unidades em que está acontecendo o curso e é gratuito. Informações através do 0800-602-2828 ou pelo www.inspirar.com.br.

Um pouco da história

A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento. É uma terapia recente que surgiu nos EUA através do Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), o qual enunciou os princípios desta prática terapêutica. O Fisioterapeuta Osteopata é um profissional especializado, autorizado a diagnosticar distúrbios musculoesqueléticos, utilizando técnicas manuais e tem como objetivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculoesquelético, sacro-cranial e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas. Os rápidos resultados obtidos com a Osteopatia fazem dela um sucesso em um mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo disponível.

FONTE: Faculdade Inspirar por Cláudia Prati

 

 

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais