Saiba como analisar a grade curricular de uma pós-graduação!

Após a conclusão da graduação, é fundamental continuar buscando o aprimoramento na área. Para isso, fazer uma pós-graduação é uma excelente escolha, possibilitando diversas vantagens, como a ampliação do networking e aumento da remuneração. No entanto, para que essa experiência seja verdadeiramente proveitosa, é necessário seguir algumas dicas, como analisar a matriz curricular do curso desejado.

Além disso, é importante avaliar com cautela a qualidade da instituição de ensino. Pensando nessas questões, decidimos elaborar este post para ajudar durante a fase de decisão. Acompanhe!

A importância de uma pós-graduação para a carreira

Com o mercado altamente competitivo e uma taxa de desemprego alta no país, surge a necessidade de buscar a complementação do saber adquirido durante os anos de graduação. Por isso, fazer uma pós costuma atrair a atenção daqueles que buscam o sucesso profissional.

Afinal, os recrutadores estão se tornando ainda mais exigentes na escolha de profissionais capacitados. Com isso, a graduação deixou de ser um plus no currículo, sendo, atualmente, apenas um pré-requisito. Nesse sentido, vale a pena investir alguns anos em pós-graduação numa área específica do seu ramo de atuação.

É importante lembrar que a pós é dividida em stricto sensu, que está relacionada à vida acadêmica, e lato sensu, voltada para o mercado de trabalho. A primeira modalidade se refere ao mestrado e doutorado, durando, no total, seis anos, enquanto a segunda opção inclui a especialização e o MBA, cuja duração é em torno de um ano e meio a dois. Independentemente de qual seja a sua escolha, não há como negar que a pós vai abrir novos caminhos para a sua vida profissional, proporcionando diversos benefícios, como:

  • remuneração alta: por ter comprovadamente mais conhecimento, grandes são as suas chances de conseguir uma renda maior, já que você se torna um especialista e, com isso, surgem novas responsabilidades, possibilitando também a ocupação de cargos mais altos na empresa;
  • valorização do currículo: na disputa por uma vaga de emprego, certamente a sua certificação fará toda a diferença. Afinal, caso você e outro candidato tenham experiências semelhantes, mas ele não apresente uma formação acadêmica avançada, é provável que o recrutador prefira escolher quem tem pós;
  • novas possibilidades de rumo na profissão: com uma especialização em mãos, você consegue direcionar o rumo da sua carreira, investindo numa área específica para garantir maior credibilidade como profissional;
  • ampliação do networking: a rede de contatos profissionais é fundamental para pessoas que desejam a ascensão profissional, pois, por meio dela, é possível formar parcerias, conquistar um emprego ou até mesmo uma promoção, ser chamado para eventos exclusivos e muito mais. De qualquer forma, vale lembrar que a troca de experiências é uma ótima consequência de fazer uma pós-graduação.

4 dicas para analisar a grade curricular no curso escolhido

Já decidiu que vai fazer uma pós-graduação e, inclusive, descobriu em qual área deseja cursar? Então, o próximo passo é analisar a grade curricular para, enfim, ser capaz de fazer a escolha certa. Para isso, confira as nossas dicas sobre o assunto.

Pesquisar o conteúdo das disciplinas

As instituições de ensino costumam disponibilizar a grade dos cursos que oferecem, mas, além disso, você precisa descobrir quais são os conteúdos dados nessas matérias — apenas ler o nome das disciplinas não diz muito sobre elas.

Essa pesquisa ajuda você a descobrir se o curso é realmente o que procura no momento e se ele vai agregar à sua bagagem de conhecimento. No entanto, lembre-se de que é perfeitamente comum que uma ou outra matéria não vá agradar, mas é importante que o saldo total das disciplinas ofertadas seja positivo.

Conversar com os alunos do curso

Para conhecer a fundo um curso antes de fazer a matrícula, não há nada melhor que conversar com quem já tem a experiência nele, não é mesmo? Ainda que você não deva se guiar inteiramente pela opinião alheia, ela auxilia a descobrir quais são os pontos positivos e negativos mais comuns. Afinal, se todos os alunos reclamarem de um mesmo problema, isso significa que existe uma adversidade estrutural na grade curricular e, por isso, talvez seja bom você fugir dela. Assim, por meio dessa conversa com estudantes, torna-se mais fácil avaliar a qualidade do curso.

Analisar o mercado de trabalho

Um dos principais objetivos de fazer uma pós-graduação é conseguir se manter atualizado na área e, consequentemente, no mercado de trabalho, certo? Desse modo, a grade curricular precisa suprir as demandas do mercado para formar profissionais capacitados para ele.

Logo, é fundamental conhecer a situação da sua área — e isso inclui não apenas a oferta de empregos como os assuntos mais debatidos atualmente. Com isso, você consegue analisar se a grade curricular está de acordo com essas questões.

Entender a ênfase da pós

Como dissemos, cada pós-graduação apresenta um foco específico e não generalista como é a graduação. Sendo assim, logo de início, você precisa descobrir qual é o foco do curso de pós em que está pesquisando.

Para isso, deve analisar com cuidado a grade curricular para perceber se é esse o caminho que você deseja seguir profissionalmente. Caso não se identifique com a abordagem do curso, é recomendado buscar outro que se encaixe nos seus objetivos.

Outros pontos para levar em consideração na escolha da instituição de ensino

Além de analisar a grade curricular, é fundamental ver outras questões que envolvem a instituição de ensino. Isso inclui, por exemplo, a infraestrutura, que deve ser suficiente para proporcionar aulas de qualidade.

Ou seja, os laboratórios bem equipados, salas de aulas com cadeiras e mesas suficientes para todos os alunos e banheiros higienizados são apenas alguns dos itens que entram nesse ponto. Além disso, é importante conferir se o corpo docente é devidamente qualificado. Para fazer essa análise, basta acessar o currículo dos professores e ver se eles têm mestrado, doutorado, publicam obras e participam de congressos.

Ao reunir todas essas dicas e colocá-las em prática, você consegue analisar a grade curricular e fazer a sua decisão. Depois disso, basta fazer a matrícula no melhor curso e instituição e, com isso, colher os benefícios de ter em mãos um certificado de pós-graduação.

Gostou deste conteúdo? Então, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828