Estalos nas articulações

Devo me preocupar?

Você com certeza já ouviu algum estalo em uma das partes do seu corpo. Se a resposta é sim, qual foi a sua reação quando o estalo aconteceu? Ficou preocupado ou então intrigado para saber o motivo?

As costas, o joelho, o tornozelo e o pescoço são as partes do corpo que mais estalam. Sabendo deste fato, entenda as causas que propiciam esses barulhos.

Processo fisiológico das articulações: toda a articulação passa por este processo, que promove o aumento do espaço da articulação e faz com que o líquido existente dentro dela se dissocie, transformando-se em água e Dióxido de Carbono (CO2) – ação que gera o ruído.

Movimento das articulações: o estalo pode ocorrer no momento em que as articulações, tendões e ligamentos voltam para as suas posições de origem. O ato inicia no momento em que a articulação, tendão ou ligamento, por algum motivo, sai do local de onde deveria estar.

Desgaste das articulações: com o passar do tempo, é normal ocorrer o desgaste natural das articulações dos membros. Outro fator que pode influenciar no encadeamento da doença é a execução de atividades repetitivas. Ambas ações provocam o surgimento de estalos no corpo.

Os estalos são prejudiciais à saúde?

Como pudemos perceber, os estalos são mais comuns do que se pode imaginar. No entanto se o estalar das articulações, tendões e ligamento vier acompanhado por dores, aí existem motivos para preocupação e uma consulta ao médico.

Vale ressaltar que por mais altos e frequentes que os estalos sejam, eles não causam danos à saúde e muito menos podem desenvolver problemas sérios.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais