Como descobrir o meu perfil profissional e se destacar no trabalho?

Você sabe o que é um perfil profissional? Trata-se de um resumo que apresenta os principais pontos da carreira de um profissional, além de suas qualificações, habilidades e principais características. Funciona como um cartão de visitas para o currículo, com potencial para fazer você se destacar no mercado de trabalho e conquistar oportunidades que sempre sonhou. Bacana, não é?

Se você precisa alavancar a carreira e chamar a atenção de recrutadores, continue a leitura deste artigo. Preparamos um conteúdo especial para que você conheça quais são os tipos de perfis profissionais e entenda de que maneira é possível identificar o seu.

Boa leitura! 

Quais são os tipos de perfis profissionais?

Cada pessoa é única e diferente, com suas próprias vivências, formações e competências. No entanto, todos nós temos traços dominantes que se sobressaem no dia a dia e na maneira como nos comportamos no ambiente corporativo.

Assim, é possível identificar alguns padrões comportamentais em empresas e classificá-los em perfis profissionais. Abaixo listamos os principais:

Comunicadores

São profissionais criativos, carismáticos, que têm facilidade para lidar com as relações interpessoais. Os comunicadores são capazes de motivar os demais, pois são otimistas, articulados e entusiasmados com novidades, projetos e possibilidades.

Planejadores

O planejador apresenta um perfil mais racional e dificilmente vai deixar se guiar pelas emoções no ambiente de trabalho. Ele é metódico, detalhista e gosta de ter controle sobre processos. Por ser paciente, é capaz de visualizar as coisas ao longo prazo, analisando o impacto de cada ação em diferentes perspectivas.

Executores

São profissionais objetivos, que gostam de ir direto ao ponto e têm facilidade em colocar as coisas em prática. Gostam de desafios, são autoconfiantes e estão dispostos a assumir riscos para colocar algum projeto em execução.

Analíticos

Profissionais analíticos se prendem aos detalhes, são perfeccionistas e, assim como os planejadores, gostam de considerar os prós e os contras de cada situação antes de tomar uma decisão. Além disso, identificam oportunidades e propõem soluções baseadas em dados e análises.

Líderes

Os líderes exercem uma influência natural sobre uma equipe, demonstram equilíbrio emocional e são comunicadores por natureza. Sabem se expressar com clareza, têm sede por conhecimento e estão sempre em movimento.

Além de delegar funções, eles também participam do processo de execução de projetos, acompanhando resultados e priorizando o desenvolvimento de sua equipe, afinal, o líder entende que o capital humano é o bem mais precioso de qualquer empresa.

Qual a importância de definir seu perfil profissional?

Quando você compreende qual é o seu perfil profissional, fica mais fácil se posicionar no mercado de trabalho e conquistar oportunidades alinhadas aos seus objetivos e desejos reais. Além disso, conhecer suas características mais relevantes vai ajudar no relacionamento com seus colegas, na execução de tarefas diárias e mais: na construção de um plano de carreira sólido.

Como descobrir qual é o seu perfil profissional?

Depois de entender o que é o perfil profissional e sua importância, apresentaremos algumas dicas para que você consiga identificar a qual grupo pertence. Acompanhe!

Aposte em autoconhecimento

O autoconhecimento é o caminho para o sucesso profissional e pessoal. Por isso, é importante reservar alguns momentos para se conhecer a fundo, identificando gostos e preferências, além de habilidades que podem ser desenvolvidas e lapidadas.

Comece, por exemplo, imaginando onde deseja chegar em alguns anos. Você quer ocupar um cargo de liderança? Sonha em conseguir uma nova posição em outra empresa? Depois, você pode se questionar sobre as atividades que mais gosta de realizar diariamente — ou as que desejaria poder fazer.

Vale ainda pensar sobre sua vida acadêmica, considerando cursos de pós-graduação ou MBA, presenciais ou à distância, por exemplo. Tudo depende do seu objetivo e do que você deseja para sua carreira.

Faça um teste DISC

Desenvolvido pelo psicólogo William Moulton Marston, o criador da Mulher Maravilha, o teste DISC — Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C) — avalia o perfil de uma pessoa dentro do ambiente corporativo, explorando potencialidades e identificando pontos que necessitam de melhoria.

A ferramenta é bastante útil para quem deseja conhecer melhor seu perfil e quer expandir habilidades e potencializar seus resultados profissionais.

Aposte em um teste profissional

Os testes profissionais são avaliações bastante direcionadas, capazes de identificar suas principais características por meio de questões que se relacionam com o ambiente corporativo. Assim como o DISC, ele trará resultados importantes para tomadas de decisões sobre sua carreira.

Pesquise bastante

Além de se dedicar ao autoconhecimento, é fundamental pesquisar sempre por tendências do nicho profissional ao qual você pertence. Recomendamos que busque referências, fortaleça o networking e converse com outros colegas de ofício. É importante atentar às mudanças do mercado de trabalho para alinhar seu perfil ao que ele procura.

Com isso, você consegue identificar como se posicionar melhor e conquistar a atenção dos empregadores.

Como se destacar no trabalho com seu perfil profissional?

Com a alta competitividade no mercado de trabalho, é preciso criar estratégias para se diferenciar dos demais candidatos e chamar a atenção de recrutadores. Então, após identificar o seu perfil profissional, é o momento de realizar uma descrição objetiva sobre você.

A seguir, apresentaremos algumas dicas úteis e que vão ajudar a construir um perfil mais acertado. Veja:

  • preze pela honestidade: inventar informações falsas só o prejudicará a longo prazo;
  • mantenha o foco: descreva seu perfil com foco na sua área de atuação e/ou formação;
  • seja sucinto: fuja de textos complexos e prefira sempre a objetividade, priorizando informações relevantes;
  • seja verdadeiro acerca de suas expectativas: dessa forma, você aumenta as chances de encontrar o que realmente procura para sua carreira sem perder tempo. 

Pronto! Você já sabe como descobrir o seu perfil profissional e se destacar no trabalho. Agora que você tem mais informações sobre o assunto, pode começar a colocar nossas dicas em prática e dar passos mais largos em busca dos seus objetivos profissionais.

Agora, o que acha de ler mais conteúdos sobre o tema, expandir seus conhecimentos e alavancar a carreira? Pois confira agora mesmo esse artigo sobre liderança pessoal!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais