Pressão Arterial

Aprenda a medir corretamente e veja quando procurar um médico

A pressão arterial é o valor da força que o sangue é bombeado pelo coração e circula pelo corpo. É importante medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Já para quem sofre da doença tem que medir com mais frequência, de acordo com a orientação médica. De forma geral, recomenda-se que a aferição seja feita pouco antes das refeições e de tomar os medicamentos, mas o médico é quem deve orientar.

Para medir a pressão arterial podem ser utilizadas técnicas manuais, como o esfigmomanômetro ou aparelhos digitais. Mas é necessário saber medir:

A pressão arterial deve ser medida idealmente:

· No período da manhã e antes de tomar qualquer remédio;

· Depois de urinar e de descansar por, pelo menos, 5 minutos;

· Sentado e com o braço relaxado.

Também é muito importante não ingerir café, bebidas alcoólicas ou fumar 30 minutos antes da aferição, além de manter a respiração normal, não cruzar as pernas e evitar falar durante a medição.

Outro ponto é a braçadeira estar adequada ao braço, não estado muito larga ou apertada. No caso de pessoas obesas, a alternativa para a aferição da pressão pode ser por meio da colocação da braçadeira no antebraço.

De acordo com a Sociedade Americana do Coração (SAC) se o resultado da aferição for acima de 129 x 80 mmHg, recomenda-se procurar um médico, pois esse valor é considerado o estágio primeiro da hipertensão. Se você já é hipertenso e obteve pressão máxima igual ou maior que 180 (ou 18, dependendo do aparelho) e/ou mínima maior que 120 (ou 12), procure imediatamente um pronto-socorro.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, aproximadamente 35% da população tem pressão alta – o impressionante é que mais da metade das pessoas acometidas pela doença não sabem que possuem. O fato ocorre porque a hipertensão pode ser assintomática em alguns pacientes

No entanto, é comum que surjam alguns sinais, como a dor de cabeça e na região da nuca. Náuseas, dores do peito, enjoos, visão embaçada e dificuldades para respirar também podem surgir, e demandam uma visita urgente ao médico.

Vale lembrar que o aumento da pressão arterial em algumas situações é normal, especialmente quando a pessoa toma um susto, passa noites mal dormidas, em atividades físicas extenuantes ou após uma discussão. Isso não significa, necessariamente, que haja um problema de saúde

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828