Segunda graduação ou pós: saiba qual opção é a melhor para você

Você se sente estagnado na profissão? Uma boa alternativa é voltar a estudar para conseguir se qualificar e avançar na carreira. Nesse caso, é possível optar por uma segunda graduação ou pós, mas essa pode não ser uma decisão muito fácil, já que vários critérios precisam ser analisados.

Cada uma dessas opções tem objetivos profissionais distintos, fora o investimento financeiro, o tempo de curso e outros pontos específicos. É necessário avaliar essas questões com cautela para que você possa tomar a melhor decisão para o seu caso.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais dicas sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!

Quando escolher uma nova graduação?

Se você tiver esbarrando com a desmotivação na sua carreira, inclusive cogitando tomar um novo rumo na vida profissional, a escolha de uma segunda graduação pode ser o impulso que faltava para fazer essa mudança.

Esse é um dos principais motivos para ingressar novamente na primeira etapa do ensino superior, mas não se esqueça de levar em conta algumas importantes variáveis. Uma delas é o tempo, já que as graduações costumam durar entre 4 e 5 anos, nas modalidades bacharelado e licenciatura.

Se você trabalha atualmente, precisa ter em mente que é necessário conciliar estudo e emprego. Além disso, a carga horária das faculdades são extensas, especialmente as que são presenciais, fazendo com que seja necessário se deslocar constantemente. Um modo de contornar isso é optar pelo ensino à distância, mas lembre-se que nem todas as áreas de saber oferecem esse formato durante a graduação.

De qualquer forma, não há como negar que, ao optar por uma nova faculdade, você precisa otimizar bastante o seu tempo para lidar com as demandas do emprego atual, além das provas e dos trabalhos da graduação. Se a sua rotina já é muito apertada, veja se é realmente viável optar por esse caminho.

Outro ponto que deve ser analisado nesse momento é o investimento financeiro. A menos que você entre em universidades públicas — que costumam ser inflexíveis para pessoas que trabalham fora, pois o turno de aula já é fixo —, vai ser preciso pagar as mensalidades durante os anos do curso em uma instituição privada.

Existem faculdades que oferecem diversos meios para facilitar a entrada do estudante, como bolsas de estudos e financiamento, mas ainda assim é necessário verificar se você tem recursos financeiros para bancar toda a graduação.

Quando a pós-graduação é a opção mais adequada?

Você gosta da sua área de atuação, mas deseja se especializar e conquistar melhores cargos e salários? A pós-graduação é a opção mais interessante.

Se compararmos a pós à segunda graduação, a especialização apresenta algumas vantagens relevantes, como o tempo de curso reduzido. Existem MBAs e especializações que levam cerca de 1 ano e meio ou 2 anos para serem concluídos.

No caso da pós-graduação stricto sensu, que engloba os mestrados e os doutorados, a duração pode chegar a 6 anos caso o profissional emende os 2 cursos. Não se esqueça que essa modalidade é focada em pessoas que desejam ingressar no ambiente acadêmico, enquanto a pós-graduação lato sensu (MBA e especialização) é voltada para o mercado de trabalho.

Além da questão da duração do curso, um ponto interessante a ser avaliado é o tempo gasto pelo aluno para fazer as tarefas e ir às aulas. Geralmente a pós tem poucos encontros semanais ou apenas um, pois entende que os profissionais têm a vida atribulada e não dispõem de uma agenda tranquila em função do trabalho.

Esse pode ser um ótimo benefício para aqueles que desejam estudar, mas sempre desistem quando pensam que não vão ser capazes de conciliar o estudo e o emprego. A pós apresenta uma flexibilidade bem maior do que a graduação.

Em relação ao investimento financeiro, a pós-graduação costuma ser mais em conta do que uma graduação, ainda mais se a modalidade à distância for escolhida. As aulas são reduzidas, assim como a duração no total, o que barateia o custo final do curso.

Quais são as melhores dicas para escolher uma boa instituição de ensino?

Além de decidir entre segunda graduação ou pós, um item a ser analisado é a instituição de ensino, pois o seu aproveitamento estará diretamente ligado à qualidade dela. Para auxiliar você nessa etapa, selecionamos algumas dicas para que seja feita uma avaliação cautelosa. Confira!

Avaliação do MEC

O primeiro passo para analisar a qualidade de uma instituição é verificar a avaliação dela no Ministério da Educação (MEC). Para isso, basta acessar o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior e conferir a pontuação. As avaliações apresentam a numeração de 1 a 5, sendo 1 e 2 consideradas notas insuficientes, e 5, excelente.

Além disso, aproveite para verificar se o curso que você deseja é reconhecido pelo MEC na mesma instituição. Se não for, o seu diploma não terá validade. Depois disso, confira a pontuação que o curso tem na plataforma.

Corpo docente

Como os professores são peças fundamentais para a transmissão do conhecimento, eles precisam ser altamente capacitados. Sendo assim, não deixe de verificar o corpo docente das instituições pretendidas.

Isso significa, portanto, pesquisar sobre a formação dos docentes, as obras publicadas, a participação em congressos e demais fatores que você considerar relevantes para analisar a trajetória acadêmica e profissional deles.

Infraestrutura

Laboratórios altamente equipados, salas de aulas com quantidade suficiente de carteiras/mesas e banheiros limpos são itens imprescindíveis para que a sua experiência durante o curso seja confortável e proveitosa. Observe a infraestrutura local para ver se ela atende aos seus requisitos.

Ainda que a internet seja uma importante aliada atualmente, não conte apenas com ela para fazer essa análise. Além de olhar as fotos disponibilizadas na internet, é importante fazer uma visita à instituição para que você consiga observar de perto a infraestrutura.

Ao seguir todas essas dicas, fica mais fácil decidir entre a segunda graduação ou pós em uma ótima instituição de ensino. A Faculdade Inspirar é uma grande aliada do sucesso dos estudantes, que encontram nela o conhecimento necessário para alcançar o destaque profissional.

Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter para receber mais artigos como este diretamente na sua caixa de e-mails!

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828