Trabalhar e estudar: como conciliar a rotina para fazer os dois?

Quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo sabe que não existe uma fórmula secreta para conciliar a rotina puxada do dia a dia. Ela é desafiante e cansativa, mas pode ser encarada de forma mais tranquila se houver disciplina, organização e bastante planejamento.

Se você necessita unir essas duas tarefas, mas não sabe ao certo como começar, continue a leitura deste post. Apresentaremos a seguir dicas valiosas para driblar o cansaço, manter a produtividade e não desistir dos seus objetivos profissionais e acadêmicos.

Acompanhe agora!

Liste suas prioridades

O primeiro passo é listar as suas prioridades. Então, pense: o que vem primeiro — o trabalho ou seus estudos? Entender quais atividades são mais importantes ao longo do dia vai ajudar a definir uma rotina menos desgastante e mais fácil de ser cumprida.

Se você acredita que o trabalho toma grande parte do seu tempo e seu emprego é prioridade, considere cursar uma pós-graduação aos finais de semana, por exemplo, ou EaD.

Estabeleça uma rotina para trabalhar e estudar

Usar o tempo a seu favor é um dos segredos para conseguir conciliar os estudos com um trabalho formal. Sendo assim, recomendamos que você estabeleça horários para todas as suas atividades diárias, incluindo os momentos para comer, dormir e também relaxar.

Vale a pena então utilizar uma agenda física para anotar seus compromissos ou ainda recorrer aos aplicativos e diversos recursos dos smarthphones, tablets etc. para garantir a organização. Saiba que a tecnologia é uma aliada poderosa para controlar seus horários e seus principais hábitos com mais atenção.

Assim, aposte nela para garantir o cumprimento das tarefas, manter o foco e o mais importante para quem leva uma rotina maçante: evitar a procrastinação.

Cuide da sua saúde

Falamos acima sobre a importância de determinar horários para comer, dormir e descansar, você se lembra? Esse é um ponto que não deve ser ignorado por quem deseja trabalhar e estudar. Saiba que o estresse e o cansaço afetam o nosso desempenho no trabalho e na faculdade — a mente e o corpo também saem prejudicados.

Adotar uma alimentação balanceada é requisito básico para se manter saudável e com mais energia. Então, não pule as principais refeições, dê preferência aos alimentos naturais e consuma mais água durante o dia. Considere ainda a prática de exercícios físicos para aliviar o estresse e cuidar do corpo.

E, claro, não esqueça de reservar momentos para o descanso e o lazer. A princípio, pode parecer perda de tempo, afinal, você tem diversos compromissos para cumprir agora e mais atividades para realizar. Mas acredite: no futuro o seu corpo vai agradecer.

Invista em organização

Sem organização, as engrenagens da sua rotina de estudos e trabalho não rodam. Além de definir suas prioridades, é essencial cultivar um cronograma de compromissos e atividades, estimando o tempo gasto em cada uma delas. Dessa maneira, você consegue gerenciar melhor o seu tempo e se preparar para enfrentar imprevistos ou realizar tarefas que aparecem de última hora.

Mantenha a motivação

Manter a motivação é um dos maiores desafios para quem trabalha e estuda. Por essa razão, é essencial se preparar para os momentos em que o cansaço ameaça seus objetivos e desejos. Veja a seguir algumas dicas para manter a motivação:

  • pense positivo: o otimismo ajuda você a enfrentar as adversidades com mais disposição;
  • acredite em seu potencial: confie em si mesmo e em sua capacidade de realização;
  • aprenda com os erros: reconheça em uma falha a oportunidade de evoluir;
  • celebre as suas vitórias: mesmo que sejam pequenas, vibre por suas conquistas;
  • esteja perto dos motivados: pessoas motivadas são positivas e inspiradoras. 

Intensifique o networking

Se você está matriculado em um curso que tem a ver com sua atividade profissional, fortaleça o networking. Manter um bom relacionamento com outros estudantes proporciona uma troca de experiências valiosa e, quem sabe, o surgimento de novas parcerias de negócios e outras oportunidades profissionais. 

Então, apresente-se aos seus colegas de classe, demonstre interesse em suas atividades e se prepare para nutrir relacionamentos. Se você encontrar pessoas que também encaram o trabalho e os estudos, aproveite para pedir dicas e conselhos.

Controle o uso das redes sociais

É difícil se concentrar no trabalho e nos estudos quando há um feed a ser explorado, não é verdade? Aqueles cinco minutinhos olhando o seu Facebook e descobrindo as últimas novidades dos seus amigos parecem inofensivos, mas eles atrapalham a concentração e, consequentemente, a sua produtividade.

Planejar o seu tempo online é uma boa saída para controlar hábitos e não prejudicar o seu cronograma de atividades. Nesse sentido, a tecnologia novamente pode ser uma aliada: existem aplicativos que determinam o tempo de uso das redes sociais, estabelecendo um limite diário de acesso e ainda apresentando um relatório semanal do tempo gasto em cada uma delas. Bom, não é?

Respeite os seus limites

Por fim, ressaltamos a importância de respeitar os limites do seu corpo e da sua mente. É normal enfrentar períodos de estresse e desmotivação, então, criar uma rotina flexível e adaptável é uma alternativa para garantir que o trabalho e seus estudos não prejudiquem a sua qualidade de vida.

Por vezes acreditamos que podemos dar conta de tudo, mas a verdade é que é preciso desacelerar em certas ocasiões e dividir a carga das atividades com os demais colegas de trabalho e da faculdade, por exemplo. Você não deve prejudicar a sua saúde e o seu bem-estar para realizar tudo de uma vez. Não hesite em pedir ajuda sempre que necessário! 

Gostou de conhecer dicas para trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Como você pode conferir, para estabelecer uma rotina de sucesso será necessário muito esforço pessoal, dedicação e comprometimento. Quando desanimar, lembre-se de que essa experiência será benéfica para fazer você avançar na carreira e conquistar os seus objetivos acadêmicos.

Quer receber mais conteúdos sobre carreira e o mundo da educação diretamente em seu e-mail? Aproveite a visita no blog e assine a nossa newsletter agora mesmo!

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828