Voltar a estudar: nunca é tarde para investir na sua capacitação!

6 minutos para ler

Conquistar cargos mais altos e, com eles, maiores salários, é o sonho de muita gente, não é mesmo? Mas isso dificilmente acontece se o profissional não investir na qualificação. Assim, voltar a estudar é fundamental para quem não deseja ficar estagnado na profissão.

Para isso, vale a pena ingressar em uma pós-graduação que tenha relação com a sua área atual. Existem diversas vantagens ao optar por esse caminho, mas, antes de agir, é importante planejar com cuidado.

Neste artigo vamos apresentar a você os motivos para fazer uma pós, como elaborar o seu planejamento e organizar a rotina de estudos. Acompanhe!

Vantagens de voltar a estudar

Você está há alguns anos sem estudar, então sente receio só de pensar no assunto? Se esse é o seu caso, saiba que vamos ajudar a quebrar esse medo, mostrando as principais vantagens que uma pós-graduação oferece. Confira!

Novos contatos

Já ouviu falar em networking? Basicamente, essa é uma rede de contatos profissionais que tem interesses em comum e se ajuda mutuamente. E um dos lugares mais propícios para cultivar esse tipo de relação é a pós.

Afinal, todos na sala de aula estão em níveis semelhantes de conhecimento e formação, podendo compartilhar as suas experiências. Além disso, o networking é uma ótima porta de entrada para convites de eventos da área, oportunidades de emprego e até mesmo de parcerias.

Aumento de salário

Profissionais mais qualificados conseguem funções com mais responsabilidades, o que, inevitavelmente, condiz com a remuneração mensal. Logo, ao contar com uma pós-graduação e com o certificado que atesta a sua capacidade na área, as chances de conseguir a tão sonhada promoção são bem maiores.

Além disso, caso a empresa atual não valorize esse tipo de formação, é possível buscar outras organizações interessadas que apreciem o seu currículo e, com isso, consigam oferecer cargos mais altos e com salários mais elevados.

Atualização do conhecimento

As áreas de saber estão em constante modificação, o que impede que todos os profissionais fiquem totalmente atualizados todo o tempo. A situação piora ainda mais se eles estão há anos sem estudar, pois o conhecimento fica defasado.

Por isso, a pós se revela como uma oportunidade de conseguir atualizar a sua bagagem de conhecimento, que é uma característica importante não só para qualquer profissional como para qualquer empresa que busca pessoas capacitadas.

3 passos para retomar os estudos em uma pós-graduação

Já está convencido de que ingressar em uma pós é a atitude que faltava para alavancar a sua carreira? Então, agora falta saber como elaborar um planejamento cauteloso para que a experiência seja proveitosa. Para isso, listamos 3 passos que precisam ser seguidos. Veja abaixo!

Definir o caminho que deseja seguir

Ao contrário da graduação, que tem a formação generalista, a pós-graduação apresenta a formação especialista. Ou seja, você precisa entrar no curso sabendo o que espera profissionalmente ao sair dele.

Afinal, a pós tem um foco particular, então é necessário saber qual exatamente é a sua área de interesse no ramo em que atua. Para isso, analise quais disciplinas mais despertavam a sua atenção durante a faculdade e quais experiências profissionais foram as mais marcantes.

Dessa forma, para definir o seu caminho profissional é importante tirar um tempo para o autoconhecimento e, assim, descobrir qual rumo, dentre diversas possibilidades, você deseja seguir dentro da sua carreira.

Avaliar a rotina e a disponibilidade

Antes de entrar na pós você deve estar ciente que ela vai tomar uma boa parte do seu tempo. Por isso, não deixe de avaliar a sua rotina para decidir, por exemplo, qual formato (presencial ou a distância) é o mais indicado no seu caso.

Existem cursos que têm aulas apenas um dia na semana, geralmente aos sábados, mas que duram os dois turnos. Enquanto isso, outros dividem a carga horária durante poucos dias na semana.

Já os cursos EaD são os mais flexíveis, uma vez que você faz o seu próprio horário. Em situações esporádicas há encontros presenciais. Ao avaliar a sua agenda, será possível descobrir qual é o curso que cabe na sua rotina, lembrando que, além das aulas, a pós também demanda tempo de estudo fora delas.

Ter um planejamento financeiro

Assim como uma graduação, a pós também demanda um investimento financeiro. Por isso, antes mesmo de fazer a matrícula, é fundamental organizar as suas finanças por meio de um planejamento.

O primeiro passo é analisar todos os seus gastos e receitas, ou seja, todo dinheiro que entra e sai, pois isso vai permitir que seja estabelecido um limite orçamentário. Assim, você vai saber exatamente quanto, mensalmente, consegue guardar para investir na pós. Além disso, também será possível verificar se você tem muitos gastos supérfluos e, com isso, começar a eliminá-los.

Nessa etapa, é importante especificar as suas metas. Isso pode ser feito, por exemplo, ao estabelecer uma quantia específica que precisa ser guardada todo mês. A partir disso, você pode, inclusive, começar a fazer investimentos com esse dinheiro para que ele possa render mais.

A importância de uma rotina de estudos

Como dissemos, a vida de estudante da pós-graduação não fica apenas em sala de aula. Isso porque existem tarefas que precisam ser feitas fora dela, como pesquisas e atividades.

O estudo extra é fundamental para que o conteúdo dado pelos professores seja bem absorvido. Por isso, é importante adquirir o hábito de estudar frequentemente, o que pode ser feito por meio de uma rotina de estudos.

Para elaborá-la, você deve levar em conta a sua rotina atual, ou seja, o tempo que leva para chegar e voltar do trabalho, a duração do sono e demais atividades que tem ao longo do dia, como afazeres domésticos. A partir desse levantamento é possível estipular quanto tempo existe disponível para o estudo.

Se você tem uma rotina corrida, selecione 15 minutos do almoço ou o período em que está na condução para o trabalho e aproveite para revisar uma disciplina. Reserve também ao menos uma hora do seu tempo para estudar, ao chegar em casa, e faça isso por alguns dias da semana, de acordo com a sua necessidade.

Dessa forma, é perfeitamente possível voltar a estudar sem que isso prejudique o seu desempenho no trabalho ou afete a sua vida pessoal. Além disso, não esqueça que a pós-graduação oferece diversas vantagens para o profissional que deseja conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Aproveitando esse assunto, que tal saber mais sobre como conciliar o trabalho e o estudo? Para isso, confira o nosso artigo!

Posts relacionados

Um comentário em “Voltar a estudar: nunca é tarde para investir na sua capacitação!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.