10 documentários sobre alimentação para ver na Netflix

O fim de semana chega e tudo o que você quer é pegar um edredom, deitar-se em frente à televisão e se distrair sem nenhum outro tipo de compromisso. Quem resiste à Netflix e seu vasto catálogo de filmes, documentários e séries? O único problema é se deparar com um catálogo infinito de opções, que deixa muita gente perdida.

Para quem curte documentários, o serviço de streaming tem filmes muito interessantes sobre alimentação, para fazer repensar vários aspectos da sociedade, especialmente sobre consumo e impactos ao meio ambiente.

Documentários sobre alimentação na Netflix

Se você é do tipo que se preocupa com essas questões, vai gostar de alguns títulos focados na indústria da alimentação e em como hábitos alimentares interferem no planeta como um todo. Confira:

Cooked

Dividida em quatro capítulos, essa série documental mostra como os alimentos têm o poder de transformar diferentes culturas. Para isso, Michael Pollan, autor de “O Dilema do Onívoro”, se baseia nos quatro elementos: água, fogo, terra e ar.

Food Chains

Produzido pela atriz Eva Longoria, esse documentário mostra uma triste realidade: como as condições análogas à escravidão em fazendas americanas estão ligadas às grandes redes de alimentação e supermercados. É um problema presente também no Brasil, onde 30% dos casos de trabalho escravo estão na pecuária. A obra mostra como a instituição Coalition of Immokalee Workers (CIW) vem lutando por melhores condições de trabalho.

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, esse documentário tem produção executiva de Leonardo Di Caprio. A obra argumenta que a agropecuária é a principal causa dos maiores problemas ambientais que o planeta enfrenta, como desmatamento, poluição dos rios, aumento de gases de efeito estufa, extinção de espécies e outras consequências.

Food Matters

Nesse documentário, os diretores James Colquhoun e Carlo Ledesma mostram tratamentos medicinais baseados apenas em uma alimentação saudável. Em Food Matters, há um forte questionamento acerca dos hábitos alimentares modernos, dominados pelas grandes indústrias, e como eles enfraquecem não apenas o corpo como também a mente.

Forks Over Knives

Esse é outro título que foca na relação da alimentação com a saúde. Nele, especialistas mostram como grande parte das doenças degenerativas pode ser controlada e até curada a partir de uma alimentação baseada em plantas integrais. O documentário mostra como o consumo de produtos de origem animal e alimentos processados fazem parte do mundo ocidental e podem ser desencadeadores de doenças como diabetes, doenças do coração, câncer, entre outras.

GMO OMG

GMO OMG significa Genetic Modified Organisms, Oh my God (em tradução livre para o português, organismos geneticamente modificados, oh meu Deus). O documentário mostra os efeitos que os alimentos transgênicos causam no corpo humano e no meio ambiente. Jeremy Seifert acusa as grandes corporações de modificarem o código genético das sementes e, assim, colocarem em risco todo o planeta.

Fed UP

Esse documentário mostra como as grandes empresas de fast-food se instalaram nas escolas americanas, um dos fatores que levam aos altos índices de obesidade e diabetes infantis no país. A obra mostra como tudo isso teve início em 1981, quando o então presidente Ronald Reagan reduziu em US$1,4 bilhão o orçamento para alimentação nas escolas.

What the health

Esse é um dos documentários mais falados nos últimos tempos. Produzido pela mesma dupla de Cowspiracy, o longa mostra a relação multimilionária que existe entre a indústria farmacêutica e a agropecuária e como o consumo de produtos de origem animal pode ter conexão direta com diversas doenças.

Live and let live

O documentário mostra seis histórias de pessoas que resolveram investir em uma vida vegana, livre do consumo de qualquer produto de origem animal. Esses personagens mostram os motivos que os levaram a essa decisão e as mudanças que o veganismo trouxe para suas vidas.

Sustainable

Em português “sustentável”, o título mostra a importância de saber a origem daquilo que se consome. Onde são produzidos os alimentos, qual a forma de cultivo, qual a responsabilidade social e ambiental desses produtores e muito mais. A partir desses questionamentos, o documentário mostra como os consumidores se distanciam da história por trás da produção dos alimentos e como isso os afeta. Enfim, mostra a importância de uma atitude mais sustentável sobre os alimentos.

Qual desses documentários você já assistiu? Todos estão disponíveis na Netflix e são ótimos programas para um fim de semana repleto de conteúdo e questionamentos.

Fonte: Jasmine Alimentos

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828