22 de Setembro Dia Mundial Sem Carro

 

A data é significativa e a Inspirar lança uma campanha interna (entre funcionários e colaboradores) e externa também, para alunos e ex-alunos, sobre o Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste sábado.

Mais do que tentar deixar o carro na garagem, a data emblemática nos força a pensar em mobilidade urbana e meio ambiente: o que fazemos, nas atitudes do dia a dia, para minimizar os impactos gerados ao planeta? Andar de ônibus, a pé, bicicleta ou pegar carona podem ajudar (e muito!) na redução da emissão de gás carbônico e mobilidade urbana. Mas aí vem outra questão: estamos preparados para inúmeros ciclistas, por exemplo? Nossas ciclovias são eficientes? E nosso transporte público?

O Paraná tem duas cidades com mais carros do que habitantes: São Jorge do Ivaí, no norte; e Diamante do Sul, no oeste paranaense. Esses dois municípios literalmente tem mais carros nas casas do que gente. E Curitiba é a capital mais motorizada do país, com uma população estimada em 1.917.185 pessoas e uma frota de veículos de 1.406.248. Uma contradição pra cidade que tem títulos como o de Cidade Verde.

Nesse contexto todo a Inspirar lança um desafio: que tal deixar o carro na garagem neste sábado? Na semana que vem? No mês que se segue? Que tal usar menos carros e mais transporte coletivo, bicicleta ou praticar a carona solidária? Vamos nessa?

 

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais