A Enfermagem e a Importância na administração de remédios

A administração de medicamentos é uma das atividades exercida por enfermeiros. O preparo e a aplicação das medicações são reponsabilidades de todos os membros da equipe de enfermagem. Para realizar essa função é necessário que os profissionais tenham conhecimento sobre o remédio a ser administrado, sua ação, via de aplicação e efeitos adversos – estes cuidados devem ser tomados a fim de evitar um erro medicamentoso, o qual pode gerar complicações à saúde do paciente.

O Conselho Federal de Farmácia (CRF) considera os erros de medicação como uma medida possível de ser evitada e estipula que as falhas estão relacionadas à prática profissional por incluir erros na prescrição e nomenclatura, além de descuido na preparação e administração dos medicamentos.

Visando evitar os erros foi criado o Programa Nacional de Segurança ao Paciente (PNSP), que tem o intuito de monitorar e prevenir danos na assistência de saúde. O planejamento criou um modelo de conduta denominada “nove certos” que consiste na verificação de nove itens. Veja quais são:

· Identificação certa;

· Paciente certo;

· Medicamento certo;

· Via de aplicação certa;

· Dose certa;

· Horário certo;

· Ação certa;

· Apresentação certa;

· Resposta certa.

Ainda que os enfermeiros cumpram todos os tópicos listados acima, existem outras questões que levam ao erro: cansaço, estresse, sobrecarga de trabalho, má comunicação entre a equipe e falta de conhecimento sobre as medicações.

Sendo assim, para garantir a administração segura de medicamentos, o profissional de enfermagem deve utilizar estratégias que proporcione maior segurança ao paciente e na realização de seu trabalho.

A tecnologia é uma grande aliada na prevenção de erros medicamentosos pois, através de receituários eletrônicos, descarta-se a possibilidade de incompreensão das receitas – fato que pode gerar engano medicamentoso. A identificação do paciente por meio de pulseiras eletrônicas também auxilia os enfermeiros a não se confundirem. A localização dos remédios por meio de código de barras também faz com que os medicamentos não sejam trocados. Estas são algumas das soluções que as instituições de saúde podem tomar para prevenir a incidência de erros de medicação.

Estar atento a tudo é importante para os profissionais da saúde e se manter atualizado é imprescindível. Pensando nisso a Faculdade Inspirar oferece cursos de pós-graduação voltados para área da enfermagem, para que os profissionais estejam preparados para oferecer o melhor atendimento ao seus pacientes. Saiba mais sobre o curso: http://bit.ly/37O6BVc

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828