A importância do Fisioterapeuta no futebol

A Copa do Mundo está chegando, e o futebol é o esporte mais acompanhado do mundo. Estima-se que mais de 3 bilhões de pessoas sejam torcedoras.

É um esporte que traz inúmeros benefícios, mas como qualquer atividade física, é passível de lesão,principalmente se não tiver uma boa equipe multidisciplinar por trás, ainda mais quando falamos de atletas de alta performance.

E o fisioterapeuta esportivo é um desses profiossionais, que ajudam a melhorar o desemprenho e a prevenir lesões as lesões dos atletas.

Após uma avaliação funcional, onde é verificado o controle do movimento, força, equilíbrio muscular, amplitude dos movimentos, histórico de lesões e possíveis pontos fracos do atleta, o fisioterapeuta busca métodos de prevenção de lesões – vale lembrar que existem várias maneiras de intervenções, e elas podem variar para cada pessoa.

No futebol especificamente, joelhos e tornozelos são bastante exigidos, já que são partes importantes para quem pratica o esporte e, claro, acabam sendo alvos das lesões mais comuns.

No pós-jogo o fisioterapeuta também possui um papel muito importante, principalmente de recuperação, deixando os atletas aptos para uma nova partida em um curto período de tempo. Grandes nomes do futebol sabem dessa importância e têm seu próprio fisioterapeuta. O ex-jogador da seleção brasileira Kaká, durante uma entrevista, revelou que seu maior arrependimento foi “não ter pego um fisioterapeuta mais cedo”.

O mercado de trabalho para fisioterapeutas esportivos vem em uma crescente, principalmente pelo aumento do interesse na prática de atividade física e melhora no desempenho esportivo.

G. Luca R. Niotti

G. Luca R. Niotti

Gestor de Comunicação do Grupo Inspirar.
Veja Mais