ABA

Análise do Comportamento Aplicada

ABA é uma abreviação das iniciais de “Applied Behavior Analysis”, que significa Análise Aplicada do Comportamento, também conhecida como Behaviorismo Radical ou Comportamentalismo, que é uma abordagem da Psicologia.

O termo consiste em uma ciência muito ampla que estuda o comportamento humano e procura observar, analisar e também explicar a associação que existe entre a conduta humana, o ambiente e a aprendizagem.

Ela pode ser utilizada em muitos segmentos da sociedade, como empresas, instituições de educação e em terapias. O objetivo do tratamento é estender os princípios científicos para além dos laboratórios, aplicando a técnica de análise do comportamento em frente a situações da vida real – e atuando como uma linha dentro da abordagem comportamental, na qual são aplicados conceitos teóricos e filosóficos às necessidades e os problemas da sociedade.

A Análise do Comportamento é sustentada por três premissas: pesquisa básica, aplicada e teórica.

· Pesquisa básica: busca responder questões científicas importantes para embasar o escopo teórico;

· Pesquisa aplicada: utiliza os conceitos para intervir em questões sociais relevantes;

· Pesquisa e reflexão teórica: constrói os conceitos explicativos do comportamento.

ABA e o Autismo

A ABA é indicada como tratamento de ponta em crianças com atraso de desenvolvimento, autismo, dentre outros problemas. A técnica utiliza métodos que possibilitam ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social, reduzindo por meio de práticas de repetição e esforço comportamentos negativos que possam causar danos ou interferir no processo de aprendizagem

O recurso terapêutico auxilia no aperfeiçoamento de habilidades básicas, como olhar, ouvir e imitar, ou complexas, como ler, conversar e interagir com o outro. E envolvem os seguintes elementos:

Gerenciamento de comportamentos: em caso de comportamento positivo, há uma recompensa como forma de estimular determinada prática. Com a terapia ABA, a expectativa é que esta atitude seja repetida.

Ensino de habilidades que estimulem atitudes positivas: ensinar habilidades que permitem que os indivíduos sejam mais bem-sucedidos e menos dependentes do comportamento problemático que pode gerar atitude negativa para atender às suas necessidades.

Pós-graduação

Teve interesse e deseja atuar nesta área? A Faculdade Inspirar tem uma excelente Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

De acordo com a coordenadora do curso, Priscila Roger Marques Penna, da unidade Inspirar de Bauru, “a proposta da criação do curso de especialização foi motivada para ampliação do conhecimento, em profissionais interessados na Análise do Comportamento, Análise Experimental do Comportamento (pesquisa básica) e Bahaviorismo Radical (filosofia que a embasa) e as maneiras de aplicação destes conhecimentos (escolas/educação, pessoas com desenvolvimento atípico e ambiente clínico) de maneira a demostrar a relevância de tal processo”, diz.

Para mais informações sobre o curso acesse: http://bit.ly/2l7G9DL

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais