Academia Abrasel/Inspirar Gourmet

4 minutos para ler

O projeto entrega diploma para turma formada por agência da ONU

A Academia Abrasel/Inspirar Gourmet realizou nesta terça (17) a formatura da nona turma do curso “à la carte”. Neste projeto os jovens concluem o curso com noções básicas de cozinha e com emprego garantido por estabelecimentos associados à Abrasel-PR. Desde o início do projeto, em 2021, a Academia já formou 12 turmas entre serviço à la carte, de buffet e atendimento salão.

A comemoração foi especial também porque essa turma foi formada pela Agência da ONU para as Migrações (OIM), com 15 alunos vindos da Venezuela, Haiti e Cuba recebendo os diplomas da Academia Abrasel/Inspirar Gourmet.

A OIM é o principal organismo intergovernamental no campo da migração e atua em estreita colaboração e parceria com entidades governamentais, intergovernamentais e não-governamentais. A agência dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna para o benefício de todos.

A aluna Yesika Bello, que veio da Venezuela, viu no projeto uma oportunidade além da aprendizagem. No Brasil há quatro anos, trabalha como babá, mas agora quer entrar na gastronomia. “O curso não é só uma oportunidade de aprendizagem como uma via para alcançar um emprego mais sólido”, salienta.

Yusdel Roldan, de Cuba, que já trabalha com gastronomia, também enxergou no projeto a oportunidade de se aprimorar. “Gostei muito do curso e aprendi muita coisa, além de relembrar outras. Foi muito bom para mim”, disse ele.

De acordo com o diretor executivo da Abrasel-PR, Luciano Bartolomeu, o projeto que capacita os alunos e garante o emprego com carteira assinada em restaurantes é uma grande parceria entre a iniciativa privada, o terceiro setor e o governo. “É uma forma de poder contribuir de forma significativa para o setor de bares e restaurantes, que inclusive foram muito atingidos pela pandemia”, explica.

As pessoas interessadas em trabalhar no setor da alimentação têm a oportunidade de fazer o curso todo custeado pela Academia: uniforme, bolsa de estudo integral e auxílio transporte. Para isso, o projeto conta com o apoio de algumas empresas e órgãos, como a Fomento Paraná. “Nós aceitamos o desafio de participar e fizemos questão de envolver os nossos parceiros, unindo forças com o Governo do Estado e a prefeitura. E esperamos esse projeto se multiplicando pelo estado afora, em benefício dos jovens, dos restaurantes, bares e seus clientes”, afirma o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves. “Tudo que é feito no sentido de qualificar pessoas, seja como mão de obra, seja como melhoria da gestão de um empreendimento, tem nosso apoio, pois significa melhoria da qualidade de produtos e serviços e empreendimentos mais perenes, que movimentam a economia e geram empregos e renda para o cidadão”, defende.

A Inspirar Gourmet é uma franquia do Grupo Inspirar focada em gastronomia. “Esse projeto é fantástico e estamos muito orgulhosos desta parceria com a Abrasel-PR. Esses jovens saem daqui com boa noção técnica e com um excelente direcionamento para o mercado de trabalho”, enfatizam os presidentes do Grupo inspirar, Dr. Marcelo Xavier e Dr. Esperidião Aquim.

Os cursos são sempre presenciais, com duração de 15 dias e são realizados na Inspirar Gourmet, que conta com três cozinhas profissionais completas. Os candidatos passam por uma entrevista com psicólogas que avaliam aspectos comportamentais e de personalidade como relacionamento interpessoal, subordinação, autonomia, atenção, dentre outros. O projeto não busca pessoas com experiência no mercado e sim pessoas que tenham vontade de aprender e se interessem pelo ramo da alimentação. Os selecionados recebem ensinamentos dos chefs e professores experientes Aguinaldo Monteiro, Kaue Henrique e Larissa Guzzo.

Na cerimônia desta terça, que contou com almoço feito pelos próprios alunos, diversas autoridades estiveram presentes como: Michelle Barron – Gerente Sênior da OIM no Brasil; Esperidião Elias Aquim – Presidente da Faculdade Inspirar; Luciano Bartolomeu – diretor geral da Abrasel/PR; Cláudia Anjos – OIM Curitiba; Renato Maçaneiro – diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná; Eduardo Sucre – OIM Curitiba ; Divaldo Maciel – que representou o presidente da Abrasel Luís Fernando Menuci; Guilherme Bampi – diretor da Radiante Engenharia; Ozeias Oliveira – diretor da Gold Food Service; Ícaro do marketing da Red Bull, dentre outros.

Posts relacionados