Alimentos que Previnem o Câncer de Próstata

A cada ano surgem pesquisas surpreendentes sobre o poder dos alimentos, enfatizando a importância da ingestão de alimentos naturais e integrais.

Além de uma boa nutrição, um estilo de vida ativo é um outro componente que conta muito.

Comece a mudar seus hábitos alimentares e práticas cotidianas, e preste bastante atenção à sua dieta, com o objetivo de prevenir este tipo de câncer.

Assim como há alimentos que podem prejudicar a próstata – alimentos que você deveria evitar, ou não ingerir com uma certa freqüência – existem também os alimentos que previnem o câncer de próstata, pois protegem de várias formas.

 

Peixe

Peixes de água fria como salmão, sardinha, atum e truta são ricos em ômega-3. O ômega-3 é uma gordura saudável, que previne inflamações no corpo, e que pode reduzir o risco de câncer, assim como aumentar os níveis de HDL, o colesterol “bom”. Estudos mostram que suplementos de óleo de peixe e uma dieta com pouca gordura diminuem o crescimento das células cancerosas da próstata. Recomenda-se o consumo de, no mínimo, duas vezes por semana.

Tomates e outros frutos vermelhos

Pesquisas na área apontam que certos frutos vermelhos podem ajudar a prevenir o câncer de próstata. Quanto mais vermelhos, melhor. Por quê? Porque esses alimentos contêm licopeno, que é um antioxidante muito eficaz encontrado no tomate e derivados, melancia, entre outros. Vale lembrar que a absorção do licopeno é mais fácil se o tomate for cozido.

Frutas e legumes

Os compostos dos vegetais verdes auxiliam o corpo a destruir substâncias carcinogênicas. Os nutrientes e vitaminas que as frutas contêm, como o abacate por exemplo, podem diminuir o risco de se contrair câncer de próstata.

Brócolis

O brócolis contém fitoquímicos que podem ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata. E se você não gosta de brócolis? Existem outros vegetais crucíferos que também podem ser alimentos que previnem o câncer de próstata, com efeitos semelhantes, como repolhos, couve, couve-flor, couve de bruxelas.

Soja

Além do licopeno, encontrado nas frutas vermelhas e tomates, a isoflavona é também um nutriente que diminui o risco do câncer de próstata. Os alimentos que contêm isoflavona são o queijo de soja ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa e amendoim.

Gordura vegetal saudável

Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes.

Procure evitar a gordura animal, que pode aumentar o risco de câncer, encontrada em carnes, manteiga e queijo. Também evite doces e alimentos industrializados. Além disso, se comer carne, procure cozinhá-la moderadamente.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais