Análise do Comportamento Aplicada

Autismo e Desenvolvimento Atípico

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é um tratamento psicológico, que tem como material de estudo o comportamento humano. O recurso consiste na observação, análise e explicação da associação entre a conduta humana, o ambiente e a aprendizagem.

O método é considerado como a terapia padrão para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também para outras doenças, tais como: atraso de desenvolvimento, problemas sensoriais e dificuldades alimentares.

A intervenção tem o objetivo de ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social, através de práticas de repetição e esforço, eliminando comportamentos negativos, que possam interferir no processo de aprendizagem. O tratamento realiza o aperfeiçoamento de habilidades, que vão desde as mais básicas, como: olhar para as pessoas, ouvir o que está sendo falado e imitar gestos, até as mais complexas, como ler, conversar e interagir com o outro.

A abordagem terapêutica é dividida em duas formas: a primeira é através do gerenciamento de comportamentos, que disponibiliza recompensa ao paciente quando ele realiza uma ação correta, estimulando a execução de práticas positivas.

A segunda forma de tratamento é o ensino de habilidades que estimulam atitudes que tornam o paciente menos dependente do comportamento problemático, o qual gera a atitude negativa.

Vale ressaltar que a abordagem da Análise do Comportamento Aplicada é totalmente ímpar quando comparada a outras terapias, pois o profissional trabalha a partir de uma visão funcional, que define objetivos e metas, os quais são estabelecidos a partir de investigações e arranjos de estímulos presentes em cada paciente, o que possibilita conhecer as variáveis relevantes para intervir positivamente nas atitudes do paciente, com o intuito de promover mudanças em comportamentos sociais, possibilitando melhor qualidade de vida aos que sofrem com as doenças de difícil convívio social.

Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada- ABA

A área da Análise do Comportamento Aplicada é uma especialidade em ascensão no Brasil, pois existe uma grande demanda por profissionais de saúde, que lidem com crianças com desenvolvimento atípico e executem procedimentos e tratamentos de maneira precisa dentro dos padrões exigidos pela área. Atendendo a demanda do mercado, a Faculdade Inspirar oferece duas Pós-graduações na área, que são: “Análise do Comportamento Aplicada – ABA” e “Análise do Comportamento Aplicada ABA – Autismo e Desenvolvimento Atípico”. Ambos os cursos possuem tripla certificação, as

aulas são ministradas por mestres e doutores de referência, que trazem o conhecimento prático para a sala de aula. Para mais informações acesse: https://bit.ly/3lXmW1O

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828