Ansiedade

Controle a doença com a prática de esportes

O Brasil é um dos líderes no ranking dos países com maior índice de ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo indica que cerca de 23,9% da população sofre com o mal. A boa notícia é que os exercícios podem ajudar a combater os sintomas dessa doença.

O esporte é um grande aliado na luta contra a ansiedade e outros transtornos psicológicos. Uma vez que a prática regular de exercícios, combinada com tratamento médico, promove uma melhora no quadro e proporciona mais qualidade de vida para o paciente.

Isso porque a atividade física libera serotonina no organismo – neurotransmissor que garante a sensação de felicidade. Consequentemente, a prática de esportes e atividades físicas está relacionada também à saúde mental e emocional.

Além de auxiliar no tratamento de transtornos psicológicos, um corpo ativo traz os seguintes benefícios: concentração, memória, bom humor, menos estresse e um sono com mais qualidade.

O esporte promove a melhora do humor, aumento da qualidade do sono e aprimora a sensação de bem-estar, além de promover novas experiências – essas são algumas das vantagens da prática de exercícios físicos.

Autoestima

Um dos principais efeitos que o esporte pode trazer para a questão psicológica é a melhora da autoestima. E, ainda que muitas pessoas comecem uma nova atividade para perder medidas, esse não é o único benefício.

Além disso, o esporte pode ajudar a saciar o desejo de comer alimentos que não são saudáveis, diminuindo a sensação de cansaço e desânimo.

Concentração

A concentração também pode ficar muito mais focada durante a prática de certas atividades físicas. Por isso, além de desenvolver habilidades motoras, o esporte ajuda o praticante a ter outros benefícios, que não só o físico.

Melhora do humor

Com mais dopamina e serotonina vem a sensação de felicidade e alegria, diminuindo os sintomas de depressão e ansiedade.

Essas sensações positivas também ajudam a evitar compulsões, seja por compras, comida ou por quaisquer outros hábitos que prejudicam a saúde física, mental e até mesmo financeira do indivíduo.

Socialização

A possibilidade de socialização que o esporte oferece também é um dos benefícios importantes no combate da ansiedade. Até mesmo nas atividades consideradas mais solitárias, ao se desenvolver um hobby, o indivíduo costuma criar novos vínculos com pessoas que tenham gostos parecidos com os seus, ampliando seus círculos afetivos e sua potencial rede de apoio para os momentos de ansiedade.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais