Apendicite – Problema que atinge crianças, jovens e adultos

Por conta da pandemia da Covid-19, os números de brasileiros que vieram a óbito por apendicite aumentaram 14,2% em comparação com 2019 segundo o Ministério da Saúde! A principal causa é o retardo na procura médica e as lotações nos hospitais. Ela pode atingir todas as idades sendo mais frequente entre 10 e 25 anos.

A apendicite ocorre pelo aumento de pressão no apêndice – estrutura que fica na primeira porção do intestino grosso, levando a formação de trombos e infecção bacteriana. O quadro inicial da doença é inespecífico e seus sintomas iniciais não dão uma sensação de perigo, até irem se agravando.

Podendo confundir o paciente, pela semelhança dos sintomas com outras doenças, às vezes o diagnóstico é dificultado. Por isso é essencial procurar por algum atendimento aos primeiros sinais de que algo está errado.

A dor mais comum nesses casos é no quadrante direito do abdômen, podendo se deslocar por volta do umbigo. A intensidade vai depender do nível que a doença está. Uma demora no diagnóstico pode levar à apendicite aguda, que tem uma rápida evolução, podendo romper e contaminar o local abdominal.

Então fique atento aos seguintes sintomas: dor/desconforto abdominal, dor intensa no lado direito, vômitos, náuseas, mal-estar, diminuição do apetite, barriga com inchaço, gases, problemas intestinais e febre. Lembrando que não é preciso apresentar todos esses sintomas para procurar um especialista.

O tratamento consiste na retirada do apêndice por cirurgia convencional ou uma videolaparoscopia. Caso a apêndice não tenha se rompido, a recuperação é mais tranquila – por isso a importância de um diagnóstico rápido e preciso.

Para a identificação, o médico pode utilizar toque físico, exame de sangue, urina ou raio X. Não há formas de prevenção, já que se trata de algo imprevisível.

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828