Atividade Física – Você tem bons motivos para começar

A importância da atividade física para a saúde e para a qualidade de vida é enorme. Excesso de trabalho, vida corrida, estresse e comodidades diárias são alguns dos ingredientes para as pessoas darem pouca importância à prática. Além de beneficiar fisicamente ou mentalmente, a atividade física é umas das principais medidas para a prevenção de doenças cardíacas. E só é preciso começar e deixar o sedentarismo de lado.

Entre as vantagens da prática estão a melhora da circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imune, redução do colesterol e também efeitos sobre glicemia e metabolismo do cálcio. Além disso, a liberação de endorfinas proporciona nitidamente bem-estar aos praticantes, com qualidade de vida. Trazendo alegria, melhora de autoestima além de qualidade do sono, pois reduz a gordura corporal e aumenta a massa magra. Ao eliminar o sedentarismo, passa-se a ter menos chance de desenvolver doenças cardíacas como enfarto, acidente vascular cerebral, conhecido como AVC.

É sempre bom frisar que nenhuma atividade física deve ser iniciada antes de uma consulta com um cardiologista para avaliação geral da saúde, principalmente para indivíduos que apresentam fatores de risco, como: hipertensão, diabetes, colesterol elevado e obesidade. Vale também lembrar que cada indivíduo deve praticar atividade física respeitando suas limitações e seus problemas de saúde.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais