Auriculoterapia & Tratamento para a Ansiedade

Técnica milenar derivada da acupuntura auxilia no controle do transtorno

A ansiedade é um sentimento inerente ao ser humano e que aparece durante o enfrentamento de situações estressantes, ocasiões inesperadas e até mesmo por preocupações do dia a dia. Contudo, quando essa sensação é muito presente, tornando-se excessiva, pode desencadear o chamado transtorno de ansiedade, que é considerado uma doença.

Um estudo realizado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que os brasileiros são as pessoas mais ansiosas do mundo. Cerca de 18,6 milhões de pessoas tem ansiedade, sofrem com o distúrbio e as crises que ele traz. O número obtido com a pesquisa revela que 9,3 % da nossa população é acometida por este mal. E, certamente, em momentos de medo, pandemia e isolamento social, o quadro piora.

Sintomas

A ansiedade apresenta diversos sintomas, afeta o organismo e a mente. As crises são facilmente confundidas com sintomas de infarto e, se não tratada, pode vir a desenvolver outras doenças, como a síndrome do pânico, por exemplo.

Alguns dos principais sintomas físicos e psicológicos da doença:

Físicos

· Aperto no peito;

· Falta de ar;

· Sensação de fraqueza;

· Sudorese;

· Tensão muscular;

· Tremores.

Psicológicos

· Descontrole sobre os pensamentos;

· Irritabilidade;

· Medo constante;

· Preocupação exagerada;

· Problemas de concentração.

Diante de tantos indícios, manifestações e sintomas, o recomendando é que a pessoa comece a observar e tente identificar se sofre com as reações da ansiedade. Caso os efeitos sejam muito severos, o indicado é procurar um profissional da área da saúde, que possa ajudar.

Para quem constatou que sofre deste mal, existem alternativas mais naturais para o tratamento, entre elas estão: remédios naturais, chás, reflexologia, meditação e auriculoterapia.

Auriculoterapia

A Auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos das orelhas – o método é advindo da Acupuntura e integra as terapias complementares.

O preceito da Auriculoterapia consiste na aplicação de pequenas esferas de chumbo, agulhas, sementes, cristais, laser e infravermelho na orelha, que é considerada pela Acupuntura como uma região “rica” por conter pontos que representam todos os órgãos do corpo humano. Assim, quando os pontos são estimulados é possível tratar problemas de saúde e aliviar sintomas físicos, psicológicos e emocionais.

A prática atua por meio de reflexos enviados pelo sistema nervoso autônomo, estimulando a produção de endorfina, que traz a sensação de relaxamento por ter efeito sedativo.

A Auriculoterapia é uma técnica de microssistema milenar, cujo mecanismo de ação e seus amplos efeitos surpreendem, pois, cada ponto estimulado resulta no tratamento de diversas especialidades, inclusive nos transtornos do humor, como é o caso da ansiedade. “Em virtude da pandemia, os níveis de ansiedade aumentaram significativamente em razão do medo de se contaminar, da recessão econômica e pela grande quantidade de mortes. O tratamento através da Auriculoterapia se torna ainda mais importante por modular o sistema imunológico e também por contribuir com a redução do estado de ansiedade”, afirma a professora de Auriculoterapia da Faculdade Inspirar, Regina Yassue Sakai.

Conheça os benefícios oferecidos pelo tratamento da Auriculoterapia:

· Aumento da vitalidade;

· Controle das dores;

· Controle do peso;

· Diminuição da ansiedade;

· Estabilização do sistema imunológico;

· Moderação dos sintomas de abstinência;

· Redução do estresse;

· Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea;

· Rejuvenescimento da pele.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais