Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura

Qual a diferença e qual a melhor opção para mim?

Existem, basicamente, três tipos de cursos de nível superior no Brasil: de grau bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Bacharelado

O bacharelado é a formação superior tradicional, com duração que varia entre 4 e 6 anos. O bacharel estuda um pouco sobre tudo dentro da área escolhida, conferindo um conhecimento mais abrangente sobre todos os assuntos. O bacharel pode atuar em diversas áreas após o término do curso.

O bacharelado oferece a possibilidade de o estudante ter contato com inúmeras áreas de atuação da profissão, e por ter um tempo de duração mais longo, não exige que o aluno se dedique a apenas uma área.

Licenciatura

Os cursos de licenciatura têm a mesma duração dos de bacharelado, e conferem boa parte do currículo do bacharel. No entanto, os profissionais formados nesses tipos de curso são aptos a ministrarem aulas na educação básica: ensino fundamental e médio. A diferença curricular entre o bacharelado e a licenciatura é a presença de matérias de cunho pedagógico.

Tecnólogo

A principal característica dos tecnológicos é a abordagem mais focada na sua área de atuação e que o mesmo seja cursado em apenas dois anos, possibilitando uma conclusão muito mais ágil. Essa é uma formação específica em determinada profissão. O currículo tem uma carga horária considerável de disciplinas práticas e está ligado às necessidades do mercado de trabalho.

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de graduação ficou mais fácil escolher qual melhor atende as suas perspectivas, correto?

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais