Bodas de Ouro

Em 2019 a Fisioterapia comemora 50 anos de regulamentação

Como profissão a fisioterapia nasceu em meados do século XX, quando as duas guerras mundiais causaram um grande número de lesões e ferimentos graves, os quais necessitavam de reabilitação para reinserir as pessoas afetadas novamente em uma vida ativa.

Inicialmente executada por voluntários nos campos de batalha, a Fisioterapia acompanhou as grandes mudanças e transformações do século XX e os profissionais que a desempenhavam souberam agregar novas descobertas e técnicas às suas práticas, sofisticando e desenvolvendo uma ciência própria e um campo específico de atuação, independente das outras áreas da saúde.

Ainda uma ciência em construção, os paradigmas da profissão se encontram abertos e em franca evolução, sempre em busca de mais conhecimento cientifico, revertendo-o em prol da comunidade.

No Brasil, a Fisioterapia iniciou-se dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1929, mas foi em 1951 que foi criado o primeiro curso para formação de fisioterapeutas, na época denominados técnicos, com duração de um ano.

Em 1959 foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF), que se filiou a WCPT (World Confederation for Physical Therapy), cujo objetivo era buscar o amparo técnico-científico e sócio-cultural para o desenvolvimento da profissão.

E no dia 13 de outubro de 1969, a profissão adquiriu seus direitos, por meio do Decreto-lei nº 938/69, no qual a Fisioterapia foi reconhecida como um curso de nível superior e definitivamente regulamentada.

Fisioterapia Pélvica

Quanto mais estudos, maiores são as descobertas científicas e mais especializados os profissionais se tornam. Com a fisioterapia não é diferente. Dentro dela existem muitos segmentos, como a fisioterapia respiratória, estética, ortopédica, em oncologia, aquática, entre outras.

Um campo bastante promissor é o da fisioterapia pélvica. “Pode-se dizer que a Fisioterapia Pélvica nasceu na Faculdade Inspirar há mais de sete anos. E hoje tem profissionais da área em instituições públicas e privadas. Essa é uma das profissões que mais oferecem condições financeiras, reconhecimento científico e profissional. É uma carreira que deve ser comemorada”, salienta a Dra. Maura Seleme, coordenadora da pós-graduação de Fisioterapia Pélvica da Faculdade Inspirar.

Para saber mais sobre esse segmento, as últimas novidades e descobertas, os debates, os conflitos e o futuro da mesma, acontece o 7º Congresso Internacional/Inspirar de Fisioterapia Pélvica, entre os dias 02 e 05 de maio, em Curitiba. É a oportunidade de saber mais sobre a profissão!

Serviço:

7º Congresso Internacional/Inspirar de Fisioterapia Pélvica

02 a 05 de maio de 2019.

Centro de Convenções Nacional Inn Torres Curitiba

Rua Mariano Torres, 976, Centro.

**FONTE:http://www.crefito3.org.br/dsn/fisioterapia.asp

FONTE:http://terapiadomovimento.blogspot.com/2009/05/fisioterapia-fisioterapia-e-o.html

Confira maiores detalhes sobre a História da Fisioterapia Pélvica:

 

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais