Ciências Contábeis

Atuação e Mercado de Trabalho

O profissional formado em Ciências Contábeis é responsável por registrar e controlar atividades de fluxo de caixa, execução de pagamentos e realização de cobranças. Entre suas outras atribuições estão: administrar, acompanhar e controlar as contas; identificar, mensurar, divulgar e analisar eventos e transações efetuadas; além de registrar despesas, receitas e lucros; fazer declarações de imposto de renda e analisar as influências do ambiente econômico.

Os contadores também elaboram estudos de viabilidade econômico-financeira sobre projetos, fazem auditoria e perícia contábil e desenvolvem pesquisas com a finalidade de solucionar problemas financeiros.

Deste modo, o profissional atua em questões pontuais e também em atividades mais amplas, assim, seus conhecimentos permitem que sejam executados trabalhos técnicos rotineiros, contribuindo para o alcance das metas da corporação – fato que acontece por conta de análises da empresa e do mercado econômico.

Requisitos para Atuação

Para exercer a profissão, é preciso realizar uma prova denominada como “Exame de Suficiência”, o qual é realizada pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), órgão responsável por autorizar o registro profissional dos formados em ciências contábeis.

O teste é composto por 50 questões objetivas, que abrangem conteúdos como fundamentos e disciplinas da Contabilidade. O objetivo da prova é que o candidato demonstre sua capacidade prática e conhecimentos necessários para a atuação profissional. O desempenho do aluno deve ser igual ou superior a 50% de acertos nas questões da prova.

Mercado de Trabalho

De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, em 2018 a profissão

esteve entre as que mais contrataram no Brasil! No total foram mais de 18 mil vagas preenchidas durante o ano.

A quantidade de vagas de emprego ocorre em razão de que todas as empresas necessitam de um profissional da área de ciências contábeis em seu quadro de funcionários.

Outro fator importante sobre a profissão, é a média salarial paga aos contadores: a pesquisa do CAGED apontou a contabilidade como uma das áreas com a melhor remuneração do país.

Áreas de Atuação

A contabilidade possui diversas possibilidades de atuação, e algumas das áreas são bastante específicas. Confira quais são as áreas de atuação da profissão:

Analista – responsável pela verificação das demonstrações contábeis e dos relatórios financeiros empresariais.

Auditor – analisa as finanças empresariais, verificando os registros e identificando possíveis falhas de gestão.

Consultor financeiro – analisa contas e lançamentos, indicando as melhores alternativas de gestão financeira.

Controller – responsável pela administração de questões financeiras e tributárias, bem como apoio a processos de fusão e cisão empresarial e busca de informações exigidas pela gestão das empresas e pela análise de custos.

Gerente financeiro – responsável por cuidar da saúde financeira da empresa e da qualidade dos processos internos.

Perícia contábil – responsável pela apuração e análise de utilização dos recursos financeiros das empresas e órgãos públicos.

Você é uma pessoa que controla bem suas despesas, gosta de números e tem afinidade com a gestão de recursos? Se as respostas foram sim, você é um forte candidato a atuar na contabilidade!

A Faculdade Inspirar oferece o curso de graduação em Ciências Contábeis na modalidade EaD. O objetivo principal da Inspirar é formar profissionais dinâmicos e de alta competência, que atuem em todas as esferas da atividade contábil e que acompanhem as tendências sociais, econômicas e tecnológicas. Para mais informações do curso acesse: https://bit.ly/3mwZg3Y.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais