Concessões Rodoviárias e as Expectativas pelas Concessões

*por Rafael Barros

Encontramos em nosso país um cenário bastante atípico em termos de Matriz de Transporte de Carga, onde temos um verdadeiro desequilíbrio desta em virtude dos quase 65% de movimentação de carga acontecerem através de um único modal, no caso citado, o transporte rodoviário.

Estes números, ao mesmo tempo que se destacam, levam especialistas em infraestrutura de transporte como eu, a pensar que algo precisa ser feito, e de maneira urgente, para que se tenha uma Matriz de Transporte de Carga mais equilibrada, onde a intermodalidade tenha valor e destaque, assim como acontece em países como EUA, Canadá e Austrália (vide figura abaixo). Os dados abaixo nos levam a crer que precisamos fazer algo para sermos mais eficientes, e com este pensamento, o setor rodoviário continuará com sua imensa importância, porém, ele precisa “aprender” a trabalhar em conjunto com setores ferroviários e portuários, de forma que nossas cargas – tanto importação como exportação – possam chegar mais rápidas aos seus destinos, com redução de custos logísticos e automaticamente com a diminuição dos acidentes rodoviários e o elevado índice de poluição que assola este modal específico.

No Brasil, as concessões rodoviárias são responsáveis por 61% da movimentação de cargas e também por 95% do transporte de passageiros. Isso realmente representa um grande valor, e assim podemos dizer que as rodovias representam um valioso patrimônio nacional cuja conservação e restauração de seus leitos, bem como as duplicações necessárias, impactam diretamente no tráfego de veículos, que são essenciais para o crescimento da economia e para o desenvolvimento do país.

O mercado de concessões rodoviárias no país desempenha um papel fundamental, quando falamos em investimentos com valores aproximados de R$ 70 bilhões em obras de construção e outros R$ 66 bilhões em manutenção e melhoria do que já existe, desde o início do Programa de Concessões do Governo Federal no ano de 1995 até 2018. A grande verdade é que os investimentos privados, em particular, registraram crescimentos desde 2004 até 2013, descontada a inflação, pois o montante investido pelos concessionários de rodovias acumulou um crescimento de mais de 250,0%, refletindo, em grande parte, a expansão da extensão concedida a partir da segunda e terceira etapas de concessões rodoviárias federais. Já a partir de 2014, com as crises política e econômica que marcaram a conjuntura brasileira recente, advindos da Operação Lava Jato, o indicador mudou de trajetória, e iniciou-se uma tendência de queda gradual, porém contínua, do investimento privado em rodovias, que se manteve até 2019 e persiste em se manter neste ano.

Hoje, pode-se dizer que as concessões rodoviárias alcançam um nível de maturidade inédito permitindo avaliar o desempenho, as melhorias, os avanços e as lacunas da privatização de um setor como um todo, mesmo passando pelo período crítico atual.

Se levarmos em consideração a nova postura do Ministério da Infraestrutura que pretende levar “ao pé da letra” as questões relacionadas a privatizações ou concessões das rodovias federais em todo país, somado a uma visível e  benéfica mudança dos índices econômicos para os próximos anos com entrada dos investimentos privados para o setor e a necessidade de crescimento do País através do desenvolvimento da infraestrutura de transporte, os setores relacionados a engenharia rodoviária e ao mercado de concessões e privatizações tendem a crescer, embora sofram com a falta de profissionais qualificado para atender a demanda. Por isso é essencial que você se qualifique cada vez mais.

E com a mentalidade voltada para contribuir com o mercado nacional, objetivando um melhor e maior aperfeiçoamento desta mão de obra específica exigida pelo panorama atual do país, a Faculdade Inspirar, com sede em Curitiba/PR e diversas unidades espalhadas pelo país, criamos um curso de pós graduação, a título de especialização, voltado para área ferroviária que se chama Especialização em Gestão de Infraestrutura Rodoviária, que está sendo lançado em outubro/2020 pelas unidade de Brasília/DF, Goiânia/GO, Campo Grande/MS e Dourado/MS, além de diversas outras unidades pelo país ainda em 2020. A fim de tornar real melhoria da malha rodoviária e reduzir os gargalos logísticos do país, este curso de especialização voltado para o transporte de carga e de passageiro, possui objetivo claro  de qualificar profissionais das mais diversas áreas da engenharia (civil, mecânica, elétrica, ambiental, segurança do trabalho, produção, etc), além de cursos correlatos como administração, economia, logística e aqueles denominados como Tecnólogos, reconhecidos pelo MEC, de forma que o mercado esteja abastecido com os melhores especialistas rodoviários do país, advindo das nossas salas de aula.

São inúmeras as oportunidades que poderão ser criadas após a crise do COVID-19, e para termos sucesso em toda essa empreitada que está por vir, precisamos ter a certeza de que nos capacitando cada vez mais, nos especializando num setor extremamente importante e promissor para o sucesso da infraestrutura nacional nos próximos anos, teremos reais condições de fazer parte dessa história, contribuindo ativamente como o desenvolvimento e melhoria do setor de TRANSPORTE RODOVIÁRIO.

  • Rafael Barros é engenheiro, especialista em Infraestrutura de Transporte, coordenador da pós de Gestão de Infraestrutura Rodoviária da Faculdade Inspirar.
Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
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