COVID-19 pode deixar sequelas no Sistema Nervoso Central

Cerca de 50% dos pacientes diagnosticados com Covid apresentaram problemas neurológicos. O espectro de síndromes neurológicas associadas à Covid-19 inclui:

· Acidente vascular cerebral (AVC);

· Acroparestesia (sensação de formigamento);

· Aneurisma;

· Anosmia (perda de olfato);

· Encefálico (AVE);

· Encefalite (inflamação no cérebro);

· Síndrome de Guillain-Barré e diversas outras doenças associadas.

O impacto do vírus no sistema nervoso pode ser muito maior e mais devastador do que o impacto nos pulmões.

Relatos de sintomas comuns e inespecíficos como dores de cabeça, tonturas ou consciência prejudicada, muitas vezes passam despercebidos, e podem ser indicativos de alterações.

De acordo com estudos, é possível observar ocorrências de sintomas neurológicos em até 37% dos casos de infecção leve, e cerca de 66% nos casos graves. Esse indicativo mostra a urgência de acompanhar essa evolução e buscar a prevenção de danos irreversíveis.

Além disso, dados apontam a existência de manifestações neurológicas de longo prazo em pacientes não hospitalizados, e que tenham apresentado formas leves da doença.

Um levantamento feito pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) aponta que 67% dos pacientes recuperados da COVID-19, sem necessidade de hospitalização, apresentam algum sintoma neurológico dois meses após a recuperação: fadiga crônica (30%), queixa de falta de memória (25%), anosmia (20%), cefaleia persistente (15%), ageusia (10%).

A desatenção a sintomas neurológicos leves e intermediários por parte dos pacientes e equipe médica pode esconder números muito maiores do que os

casos observados e dificultar o tratamento precoce de condições neurológicas associadas, diminuindo as chances de recuperação total ou parcial do paciente.

As pessoas que não foram diagnosticados com a Covid, mas tiveram a doença, podem desenvolver manifestações neurológicas tardias, que possivelmente não serão associadas à doença e podem ter seu processo terapêutico impactado.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais