Crianças na Quarentena

2 minutos para ler

Dicas de como manter as crianças entretidas durante o isolamento social

O fechamento das escolas foi uma das medidas necessárias para evitar aglomerações e diminuir as chances de transmissão do COVID-19.

Contudo, o isolamento social pegou muitas famílias de surpresa, fazendo com que os pais precisassem adaptar sua rotina, colocando a imaginação para funcionar: tudo isso para manter as crianças ocupadas.

Sabemos que não é nada fácil usar a criatividade, principalmente em meio a situações delicadas, mas é necessário saber lidar com a circunstância, especialmente se você tiver filhos ou sobrinhos que vivem na mesma casa que a sua.

A Fisioterapeuta Neurofuncional, Dr.a Sibele Knaut, ressalta que as crianças devem ser submetidas à realização de atividades que exercitem a parte cognitiva e motora. “Incluir exercícios que estimulem o treinamento das cores, letras ou números é essencial para o bom funcionamento da motricidade infantil. O mais importante é não oferecer atividades no celular ou tablet e tentar diminuir o tempo que os pequenos ficam expostos à televisão e videogame”, afirma.

Veja algumas dicas que podem colaborar durante a quarentena com os pequenos:

· É preciso criar atividades que estejam dentro da linha de aprendizado escolar;

· Elabore exercícios que envolvam o treinamento de descoberta de cores, números, vogais;

· Para crianças maiores, é interessante inserir atividades com questões de matemática, história, língua portuguesa e demais disciplinas estudadas na escola;

· Organizar o tempo das crianças em casa – é importante para manter o aprendizado;

· Destinar um tempo para leitura também é fundamental;

· Atividades como: desenhar, pintar, circular e trabalhar formas geométricas são exemplos de como entreter as crianças;

· Deixar seu filho criar uma brincadeira entre as atividades de ensino contribui para o aprendizado.

Além disso é importante deixar um tempo livre para a criança brincar com o que ela quiser, pois é de extrema relevância para o desenvolvimento psicomotor. Ela precisa de um tempo para ter uma atividade livre, onde possa criar e desenvolver a brincadeira.

Quer uma coleção linda de desenhos para imprimir e colorir? Acesse https://www.canva.com/pt_br/aprenda/desenhos-para-colorir e divirta-se!
(não é necessário baixar nenhum programa – o Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online).

Posts relacionados

Deixe um comentário