Cuidados Paliativos

A importância de cuidar e promover melhor qualidade de vida aos pacientes e seus familiares

O Paliativismo ou Cuidados Paliativos (CP) é a soma de medidas terapêuticas utilizadas para o alívio de desconfortos físicos, além do suporte psicológico e emocional para pacientes que vivenciam uma doença que ameaça a continuidade da vida. Esses cuidados iniciam junto com o diagnóstico e perduram por todo o tratamento. Os mesmos são desenvolvidos por uma equipe multiprofissional qualificada e se estendem aos familiares.

A abordagem terapêutica é realizada a partir do momento em que se identifica a inexistência de um tratamento capaz de reverter a condição de uma pessoa doente. Essa abordagem é conduzida por profissionais que analisam e avaliam os aspectos físicos, psicossociais e espirituais de cada paciente.

Os profissionais especializados em Cuidados Paliativos detêm de boas habilidades de comunicação para falar com a família, oferecem amparo aos pacientes através da minimização dos sintomas e proporcionam conforto a quem enfrenta as fases terminais de uma doença.

Um dos pontos mais relevantes dos Cuidados Paliativos é a priorizar a “humanização” no tratamento, uma vez que o trabalho é focado na aplicação do plano terapêutico com uma conduta ampla e contextualizada.

Desse modo é indiscutível a relevância que os paliativistas possuem. “Diversas publicações científicas têm mostrado menores índices de depressão e maior satisfação por parte dos pacientes e familiares. Além disso, os cuidados paliativos podem reduzir custos das instituições de saúde por evitar que sejam oferecidos tratamentos onerosos aos doentes”, informa Paulo Andrade, coordenador da Pós-graduação em Cuidados Paliativos da Faculdade Inspirar.

No entanto, para que haja a redução dos custos e sejam executadas as condutas corretas, é necessário que os profissionais da área sejam bem preparados e saibam aplicar os seus conhecimentos no dia a dia, pois só assim poderão identificar as demandas em todas as esferas do indivíduo e nas demais questões referentes aos familiares.

Sendo assim, é essencial que o profissional que deseja atuar nesta área faça uma especialização para obter a capacitação necessária à prestação de uma assistência paliativa qualificada. A Faculdade Inspirar oferece uma Pós-graduação em Cuidados Paliativos com um corpo docente formado por profissionais de renome nacional e com experiência na área. Para mais informações acesse: https://www.inspirar.com.br/cuidados-paliativos-

 

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais