Saiba como funcionam os cursos modulares da Faculdade Inspirar

7 minutos para ler

Conciliar a rotina pesada de trabalho e estudos nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não resta outra opção a não ser pensar na possibilidade de iniciar uma pós-graduação.

Você já ouviu falar sobre os cursos modulares? Eles representam uma solução para quem deseja absorver o máximo de conhecimento possível em um espaço de tempo reduzido. Essa modalidade fornece a mesma carga horária de uma pós-graduação convencional, mas com uma metodologia diferente. 

Ficou curioso? Neste post você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre os cursos modulares e saber por que eles podem ser a solução para o seu problema!

Afinal, o que são cursos modulares?

Muitos profissionais chegam a um ponto da carreira em que fazer um curso de pós-graduação pode ser determinante para conseguir o emprego dos sonhos, receber uma promoção ou até mesmo tornar-se referência em alguma área de interesse. No entanto, quando é chegado esse momento, alguns entraves podem dificultar a retomada aos estudos.

Assistir a aulas presencialmente durante os fins de semana ao longo de um ano e meio pode parecer algo inviável para quem tem uma família, uma rotina corrida ou ainda, para profissionais como os da área da saúde que fazem muitos plantões. Trabalhar e estudar pode ser difícil. Quando esse pensamento vem à cabeça, é comum o sentimento quase que imediato de desistência.

Os cursos modulares surgiram, então, como uma solução para esse problema. Eles são uma pós-graduação lato sensu e, de acordo com Dr.Esperidião Elias Aquim, presidente do Grupo Inspirar, o grande objetivo desta oferta é fazer com que o processo de ensino-aprendizagem seja mais otimizado. Eles acontecem em: 

  • período integral;
  • cerca de 10 horas-aula por dia;
  • três semanas por semestre.

Por ser uma experiência imersiva, o aluno tende a ficar mais concentrado no conhecimento que está sendo apresentado a ele e demonstra, geralmente, um desempenho muito melhor devido à dedicação exclusiva ao curso. Outro ponto interessante a ser ressaltado é a possibilidade de haver um alinhamento mais horizontal, já que uma disciplina tem início imediatamente após a outra.

“Nos cursos de final de semana, que são mais tradicionais para as pós-graduações, o aluno faz uma disciplina em um mês e trinta dias depois entra em contato com outra. Isso faz com que essa amálgama, esse rejunte entre uma disciplina e outra tenha um abismo temporal gigantesco. No caso dos cursos modulares, o fato de eles terem uma disciplina emendada na outra faz com que o processo de aprendizagem seja mais otimizado”, explicou Esperidião. 

Como é ofertado na Faculdade Inspirar?

Na Inspirar os alunos têm aulas presenciais durante três semanas por semestre, ao longo de um ano. Elas também acontecem em período integral, como ressaltado anteriormente. Depois desse ano, eles precisam realizar o trabalho de conclusão de curso, que pode ser feito de forma remota, em casa. 

É importante ter em mente que o número de horas total dos cursos de pós-graduação modulares é o mesmo de uma especialização convencional. O que muda é a metodologia. A Faculdade Inspirar oferta, atualmente, três cursos nessa modalidade: 

Professores de destaque no mercado

Os benefícios dos cursos modulares vão muito além do que já foi citado até aqui. O seu caráter imersivo e contínuo por um curto período permite a presença de professores de prestígio na área, de outras partes do Brasil e do mundo.

“No curso de fisioterapia pélvica, por exemplo, trazemos um professor holandês que é referência sobre o assunto”, explica o presidente. Assim, os alunos têm uma semana inteira de convivência intensa e aprendizado com profissionais de expertise na área em que eles escolheram atuar.

O mesmo acontece nos outros dois cursos, ortopedia internacional e fisioterapia dermatofuncional, e esse é um dos grandes diferenciais dessa oferta da faculdade. De acordo com Esperidião, é inviável ou quase um desperdício investir em convidados internacionais no caso dos cursos que acontecem apenas nos fins de semana. Por dois motivos:

  1. a permanência estendida pode encarecer o curso, já que a presença do convidado por mais de uma semana gera despesas;
  2. caso o professor fique apenas por um fim de semana, a convivência do aluno será muito breve e pouco proveitosa. 

Internacionalização 

Se a sua pós-graduação não é modular, mas você acha um grande diferencial para o seu currículo e aperfeiçoamento profissional a experiência de ter aulas com um professor estrangeiro de referência no mercado, chegou a sua oportunidade. A Faculdade Inspirar realiza a internacionalização de algumas pós-graduações. Como? É simples!

“Se um aluno faz a pós-graduação convencional de ortopedia em Belém, Fortaleza, ou qualquer outra de nossas unidades, e deseja internacionalizar o seu curso, abriremos a possibilidade da participação na semana de aula dos cursos modulares com o professor convidado de outro país e de referência na área. Queremos proporcionar essa experiência engrandecedora para alunos de outras regiões do Brasil também”, explica Dr.Esperidião. 

Quais são os principais benefícios para os alunos?

Se você chegou até aqui, já notou alguns dos benefícios da escolha por essa oferta, certo? Mas não é só isso! Além de serem imersivos e rápidos, os cursos modulares ainda proporcionam a economia de tempo e dinheiro.

“Temos alunos que se deslocam até de Rondônia para vir ao Paraná. Isso acontece porque a modalidade permite a ele gastar com uma passagem de ida e volta, ficar por três semanas e voltar para a casa depois de ter absorvido todo o conteúdo”, disse o presidente do grupo.

Os resultados também são mais rápidos, já que a conclusão da pós pode ser realizada em um período mais curto de tempo, além, é claro, das vantagens relacionadas ao processo de aprendizagem já citados neste post.

Resultados

Dr.Esperidião ainda avalia que o caráter modular do curso propicia a presença de alunos mais experientes e com mais maturidade profissional, o que faz com que o processo seja ainda melhor.

“O nível de alunos que estamos recebendo atualmente mostra que eles têm a possibilidade de parar três semanas em seus consultórios para continuar os estudos, o que sugere que são mais estáveis profissionalmente falando”, disse.

Por isso, os professores precisam ser altamente qualificados, e a instituição cada vez mais preparada para receber alunos exigentes. Por outro lado, cria-se uma rede de networking incrível e os alunos vivenciam uma experiência de troca gigantesca entre eles.

Apesar da oferta ainda ocorrer apenas para três especializações, inúmeras turmas são realizadas simultaneamente, o que faz com que o volume de alunos formados compartilhando conhecimento seja alto.

“Nossa experiência tem sido extremamente positiva e produtiva. Percebemos resultados melhores e que, no final das contas, os alunos têm um nível de absorção e aproveitamento muito melhor com os cursos modulares”, conclui o presidente.

Portanto, os cursos modulares configuram uma excelente opção para os profissionais que estão à procura de diferentes abordagens e soluções para dar início a uma nova jornada em busca do conhecimento, além de uma boa colocação no mercado de trabalho!

Achou interessante? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais informações sobre essa modalidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.