Deixe a vida continuar, doe seus orgãos!

Nessa semana vamos falar sobre doação, solidariedade e reciprocidade, afinal, dia 27 de Outubro é o Dia Nacional da Doação de Orgãos. Todos os dias, milhares de vidas poderiam ser salvas através da doação de órgãos. As campanhas trazem a conscientização do quanto é importante a doação para ajudar no tratamento de outras pessoas, e mesmo assim a quantidade de transplantes ainda é pequena diante da demanda de pacientes que esperam durante anos na fila.

Todo cidadão que tem o desejo de doar seus órgãos e tecidos deve expressar sua vontade através da família ou até mesmo através das redes sociais. Os órgãos que podem ser doados são: rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão; e os tecidos córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser feitos em vida.

O decreto assinado pelo Presidente Michel Temer, estabelece que a retirada dos orgãos , tecidos, células e partes do corpo humano, após a morte, só pode ser realizada com o consentimento esclarecido e livre da família do falecido, extinguindo o consentimento presumido. A decisão também permite que o companheiro(a) mesmo sem estar casado possa autorizar a doação dos orgãos.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais