Dependência Química: da compreensão ao tratamento

Nas últimas décadas, o consumo exagerado de álcool e drogas tornou-se um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A circunstância afeta não só a estrutura familiar de quem sofre com o problema, como também a sociedade em geral.

Os tabus sociais prejudicam a realização do diagnóstico e o tratamento da dependência química. A maior parte dos usuários é vista como seres criminosos, perigosos e que estão nesse contexto porque querem – e isso agrava ainda mais o problema.

A doença exige estratégias de solução capazes de diminuir efetivamente a incidência dos casos de dependência química para minimizar o agravamento da situação.

O aumento no número de pessoas acometidas por essa dependência evidencia a necessidade existente de elaborar planos eficientes para combater as ocorrências. O método deve incluir formas de atendimento, acolhimento, tratamento, reabilitação e reinserção social.

A latente conjuntura da dependência química demostra carência por profissionais com formação de qualidade na área da prevenção do uso indevido e nocivo de drogas, assim como nos cuidados, tratamento e recuperação de pessoas com problemas decorrentes do abuso de substâncias psicoativas – drogas lícitas e ilícitas.

Os dependentes precisam reconhecer seu problema e ter em mente que necessitam de ajuda. Existem muitos tipos de tratamento, entre eles estão: internações voluntárias em comunidades terapêuticas, terapias psicológicas, reabilitação com foco em reinserção no mercado de trabalho e psicodiagnóstico.

A Faculdade Inspirar oferta especializações no campo da dependência química – uma delas é referente à compreensão do problema e o seu tratamento. O curso é focado nos profissionais que já atuam ou buscam atuar nesta área.

O ensino apresenta o problema do uso de drogas de forma clara e didática, desprovida de moralidades e partidarismos, oferecendo as ferramentas teóricas e vivenciais necessárias para imprimir maior segurança e efetividade no manejo diário. Acesse https://www.inspirar.com.br/pos-dependencia-quimica-da-compreensao-ao-tratamento e visualize a matriz curricular, horário das aulas e investimento.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais