5 dicas de planejamento financeiro para investir na pós-graduação

Não é novidade que o mercado de trabalho está altamente competitivo, por isso é necessário que os profissionais se tornem ainda mais qualificados. Para que isso aconteça, é preciso continuar estudando, o que torna um curso de pós-graduação altamente imprescindível na busca pelo sucesso. No entanto, existe um empecilho: dinheiro. Se você se identifica com esse contexto, chegou a hora de receber algumas dicas de planejamento financeiro.

O dinheiro segue sendo a moeda de troca mais importante na sociedade em que vivemos, mas ele não precisa necessariamente ser visto como um obstáculo na conquista do seu objetivo — que, nesse caso, é escolher uma pós-graduação para cursar.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais informações que podem ajudar você a analisar o seu próprio orçamento e, a partir dele, organizar estratégias para aprimorá-lo. Acompanhe!

Por que fazer um planejamento financeiro?

Se você nunca se estressou por causa do dinheiro (ou pela falta dele), saiba que é uma pessoa sortuda. A maior parte da população brasileira já passou por um aperto financeiro em algum momento da vida. Aliás, o número de brasileiros endividados nunca esteve tão alto, alcançando 63,2 milhões de pessoas em 2019.

Você não quer fazer parte desse grupo ou, se faz, quer sair dele o mais rapidamente possível? Então o primeiro passo é se organizar financeiramente. O dinheiro é um item necessário para a sobrevivência humana, já que permite que você coma, tenha acesso à higiene básica e tenha qualidade de vida.

É inegável que, sem planejamento financeiro, os sonhos ficam só na cabeça e não se tornam realidade. Isso acontece porque, para realizar qualquer investimento — desde comprar uma casa até fazer uma pós-graduação —, é importante ter uma reserva. Isso só é possível, no entanto, se você tiver um controle rigoroso e eficiente das suas finanças.

Quais são as 5 melhores dicas para ter sucesso no planejamento financeiro?

Não adianta apenas falar sobre como é importante se organizar financeiramente sem mostrar como realizar isso na prática, certo? Selecionamos 5 dicas de planejamento financeiro que vão auxiliar você a finalmente se matricular na pós-graduação. Confira!

1. Fazer uma análise de todos os gastos e das receitas

Para que você tenha um controle mais eficiente do seu orçamento, o primeiro passo é anotar quais são os seus gastos e as suas receitas. Isso significa, portanto, incluir a sua renda mensal, os seus gastos fixos e variáveis e fazer uma avaliação da sua situação financeira.

Essa análise vai permitir que você saiba qual é o seu limite orçamentário. Além disso, será possível identificar em quais setores você gasta mais e, a partir disso, reduzir o valor despendido neles.

2. Eliminar gastos desnecessários

Quando falamos de gastos variáveis, surgem aquelas situações inesperadas durante o mês, mas também aquelas que acontecem no calor do momento. Na busca por uma vida mais econômica, você precisa entender que nem sempre pode comprar uma roupa ou um sapato, assim como não precisa sair todos os finais de semana.

Fazer um planejamento financeiro envolve muitos fatores, e um deles é abrir mão de certos luxos com os quais estamos acostumados. Isso indica que você precisa repensar o seu estilo de vida, adequando-o à sua realidade financeira e, principalmente, ao seu objetivo profissional.

3. Especificar as suas metas

Uma boa dica para melhorar a sua relação com o dinheiro é estabelecer metas em relação a ele, ou seja, estipular a quantia que, mensalmente, você deseja reservar para fazer a matrícula na pós-graduação e encarar os anos de estudo pela frente.

Essa é a hora de, efetivamente, poupar a sua renda e, se possível, fazer um investimento para aumentar a margem de lucro. Se você não entende muito sobre o assunto, converse com conhecidos que têm mais afinidade com o tema ou procure informações na internet, por meio de fontes confiáveis, artigos e vídeos.

4. Refletir sobre formas de aumentar a renda

Você já analisou a sua situação financeira, cortou os gastos supérfluos e ainda assim não consegue juntar a quantia que precisa guardar todo mês? Talvez seja interessante pensar em formas de conseguir uma renda extra.

Sabemos que, em muitos casos, é impossível investir um dinheiro que simplesmente não sobra no orçamento. Para mudar esse quadro, pense em meios para trabalhar de maneira autônoma. Caso você já trabalhe muito e seja inviável conseguir mais um emprego, reflita sobre as suas habilidades (culinária, costura, artesanato etc.) e veja se elas podem se tornar rentáveis.

5. Pagar as contas em dia

Você tem o hábito de deixar para pagar as contas no dia do vencimento e às vezes acaba esquecendo? Saiba que isso é um péssimo costume para quem não quer mais lidar com juros por contas atrasadas.

Se for possível, o melhor a ser feito é colocar as despesas fixas em débito automático, assim você não corre o risco de atrasá-las. É importante lembrar que existem contas que oferecem até descontos se o devedor pagar antes do prazo.

Qual é a importância do planejamento financeiro na hora de fazer uma pós-graduação?

Fazer um planejamento financeiro é fundamental em diversas etapas da vida, e no caso da pós-graduação não é diferente. Se você escolher um curso MBA ou uma especialização, por exemplo, será necessário investir financeiramente durante pelo menos um ano e meio. Se você não tem dinheiro para tal, como colocar o plano em prática?

É importante que você enxergue o mundo da organização financeira como um passo fundamental na busca pelo seu sonho. Para fazer um planejamento, não é necessário já ter uma enorme quantia, mas começar aos poucos, como explicamos anteriormente.

A partir das nossas dicas de planejamento financeiro, você é capaz de ingressar em uma pós-graduação sem prejudicar as suas finanças e sair dela como um profissional ainda mais capacitado. Não deixe de aplicá-las no seu dia a dia e veja as consequências positivas que isso trará para a sua vida.

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam como cuidar melhor do próprio dinheiro!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais