Distúrbios do Sono e a Atuação da Fisioterapia

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é o nome dado à apneia do sono, que é uma doença crônica e evolutiva caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias, causando paradas repetidas e temporárias de respiração.

A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal; as amídalas e adenoides são grandes; a pessoa está acima do peso; ou o formato da cabeça e pescoço diminui o espaço para passagem de ar na boca e garganta.

Entre os principais sintomas da SAOS estão ronco e sonolência diurna. Outros sintomas são: acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto, confuso ou com dor de cabeça; sentir boca seca ou dor de garganta pela manhã; alterações na personalidade; dificuldade de concentração; impotência sexual e irritabilidade.

A apneia do sono, assim como outros distúrbios, diminui o tempo de vida do paciente e interfere nas fases do sono, que prejudicam o controle rítmico das variáveis fisiológicas, que afetam diretamente a saúde em geral. E está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes.

Fisioterapia no tratamento da Apneia do Sono

A função da Fisioterapia na Apneia é oferecer suporte ventilatório mecânico não invasivo domiciliar, adequado para cada caso, além de manter as vias aéreas permeáveis, impedindo a obstrução das mesmas, principalmente na fase inspiratória.

O fisioterapeuta respiratório tem cada vez mais espaço na condução do tratamento da SAOS sendo o profissional mais indicado para adaptar o paciente à introdução do aparelho de pressão positiva nas vias respiratórias (PAP).

Dentro do mercado de trabalho, o fisioterapeuta com o devido treinamento na área de medicina do sono pode trabalhar no laboratório do sono ou em clínicas do sono.

Quando habilitado, esse profissional pode atuar na execução de exames, titulação manual da pressão de tratamento e titulação domiciliar da PAP, acompanhamento de pacientes em uso de terapia, e até o gerenciamento do próprio laboratório ou clínica com instalação e manutenção de equipamentos de registro.

Curso de Fisioterapia em Apneia Obstrutiva do Sono

A Faculdade Inspirar oferece esse curso aos profissionais da Fisioterapia que estejam dispostos a atuar na área dos distúrbios do sono.

Durante as aulas serão debatidos assuntos sobre como a alteração dos ritmos biológicos e a apneia do sono interferem na saúde e qualidade de vida de pessoas diagnosticadas com o problema.

“O curso que tem como objetivo preparar o profissional graduado em fisioterapia para atuar nos distúrbios respiratórios do sono, com enfoque na fisiopatologia, repercussões em diversos sistemas, tratamento fisioterapêutico e critérios diagnósticos por meio da monitorização portátil e questionários validados no Brasil, quanto a avaliação da qualidade do sono e risco de Apneia Obstrutiva do Sono”, afirma a professora do curso Luciana Castilho.

A formação tem o propósito de ampliar conhecimentos teóricos e práticos na área de sono para que exerçam sua função de forma qualificada nos distúrbios respiratórios. Além disso, visa oferecer ao estudante ou profissional a possibilidade de ampliar seus conhecimentos técnicos na área da terapia respiratória.

Para mais informações acesse: http://bit.ly/2LW9lZ0

[rock-convert-cta id=”14172″]

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais