Distúrbios do Sono

Causas, sintomas e tratamento

Os distúrbios do sono são alterações que prejudicam a regularidade e qualidade do sono. Eles são ocasionados por disfunções cerebrais, respiratórias, nutricionais e estresse.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem com esse problema. A principal queixa da população é a insônia, seguida de apneia do sono e dificuldades respiratórias que originam o ronco.

A má qualidade do sono gera inúmeras consequências na vida das pessoas e aumenta a propensão de doenças crônicas, tais como: hipertensão e doenças cardiovasculares, bem como impactos mentais e transtornos psiquiátricos que podem evoluir para ansiedade crônica, déficits cognitivos e depressão.

As causas da falta de sono trazem impactos negativos para a saúde em geral, resultando na falta de concentração, mau humor, baixa imunidade, diminuição na produtividade e cansaço, que acarreta em ausências no trabalho – circunstâncias que afetam todos os âmbitos da qualidade de vida em curto, médio e longo prazo.

O tratamento para os distúrbios do sono é feito de forma ampla e multiprofissional. Para que seja adequadamente solucionado o paciente precisa procurar uma das seguintes especialidades:

· Dentista;

· Fisioterapeuta;

· Fonoaudiólogo,

· Médico especialista em distúrbios do sono;

· Nutricionista,

· Psicólogo.

Esses profissionais são os envolvidos na reabilitação do sono como um todo. E estão aptos para direcionar o paciente para o tratamento mais adequado, conforme o seu caso e a gravidade dele.

A área de atuação em distúrbios do sono é uma das que mais crescem no mundo. “A cada dia mais pessoas sofrem com problemas para dormir, seja de cunho respiratório como apneia do sono, psicológico e emocional como nas insônias associadas”, afirma Fernanda Cristina Ferreira de Camargo, coordenadora do curso de Pós-graduação em Distúrbios do Sono da Faculdade Inspirar.

Durante a pandemia observou-se um crescimento acelerado nos distúrbios do sono, portanto, se faz imprescindível que os profissionais de saúde estejam aptos a tratar essa população. Em conformidade as demandas do mercado, a Faculdade Inspirar dispõe de uma Pós-graduação na modalidade Semipresencial em Distúrbios do Sono.

“A nossa Pós-graduação inicia com a base fisiológica e fisiopatológica das doenças do sono, seguindo para os métodos de diagnóstico e transitando na atuação dos principais profissionais envolvidos na reabilitação do sono”, ressalta Fernanda.

O curso compreende 12 módulos, com atividades remotas e presenciais, sendo teóricas e práticas, as quais incluem discussões de casos clínicos de pacientes, e capacitam o aluno a respeito da fisiologia do sono normal e fisiopatologia das doenças do sono, permitindo a realização da identificação desses problemas e a abordagem dos principais distúrbios.

A especialização permite que o aluno possa imergir nesse mundo de conhecimento, com alto valor agregado e em uma formação diferenciada na área, a qual renderá muitos frutos aos profissionais, além de networking com professores renomados para cada módulo da grande curricular.

A Faculdade Inspirar oferece com essa Pós-graduação como um diferencial para sua carreira, acesse: https://www.inspirar.com.br/pos-disturbios-do-sono matricule-se e venha adquirir muito conhecimento!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais