12 documentários sobre saúde para todo profissional assistir

Quer se manter atualizado sobre a produção cinematográfica referente às áreas de alimentação, saúde mental e esportes sem sair de casa e de maneira descontraída? Até mesmo para quem tem uma visão profissional da área, vale a pena acompanhar algumas produções para se manter conectado com o que está sendo falado no Brasil e no mundo.

No post de hoje, veja a lista que preparamos com 12 documentários sobre saúde para todo profissional assistir. Prepare a pipoca e bom filme!

1. A Pílula Mágica

Lançado em 2017, o documentário australiano “A Pílula Mágica” mostra cinco histórias de pessoas que mudam sua dieta para a cetogênica, que é aquela rica em gordura e pobre em carboidratos. Médicos, fazendeiros e demais especialistas avaliam tal regime e o seu potencial para erradicar doenças comuns. Com direção de Rob Tate, é estrelado pelo chef australiano Pete Evans.

2. A Ponte

A Ponte” é um documentário norte-americano de 2006 sobre os suicidas da ponte Golden Gate, que é um dos pontos turísticos mais famosos de São Francisco (EUA). Em 2004, câmeras de vários ângulos filmaram quem passava por lá para se jogar de uma altura de 130 metros até o mar. O diretor e produtor Eric Steel registrou 24 quedas e, com um rádio na mão, avisou às autoridades do ocorrido. Em alguns casos, acompanhou a busca do corpo e entrou em contato com a família. As imagens dos últimos minutos de vida dessas pessoas são impactantes.

3. Cooked

Inspirado no livro “Cozinhar, uma história natural da transformação” do escritor e ativista Michael Pollan, “Cooked” é um documentário norte-americano dividido em quatro episódios: fogo, água, ar e terra. A ideia é chamar a atenção das pessoas para que elas saibam o que estão comendo. Lançado em 2016, é dirigido por Azlex Gibney e apresentando pelo próprio Pollan.

4. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Com produção executiva de Leonardo Di Caprio, “Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade” foi lançado em 2004 e é um dos documentários mais famosos sobre a indústria agropecuária. Como era de se esperar, há diversas referências ao Brasil como um dos grandes produtores do setor. No contexto do aquecimento global, questiona-se a razão da agropecuária intensiva ser ignorada pelas instituições, mesmo sendo uma das causas principais dos problemas ambientais. Sua direção, produção e roteirização são de Kip Andersen e Keegan Kuhn.

5. Dieta dos Gladiadores

Em “Dieta dos Gladiadores“, um lutador de UFC conversa com cientistas visionários e grandes atletas, como o tenista Novak Djokovic e o pentacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, no intuito de descobrir a dieta ideal para melhorar o desempenho e a saúde.

O documentário mostra os benefícios de uma alimentação à base de plantas, fazendo referência a estudos científicos. Um dos apoiadores do documentário é Arnold Schwarzenegger, militante da causa da alimentação livre de substâncias provenientes do reino animal.

Lançado em 2018, a direção é de Louie Psihoyos, vencedor do Oscar de 2010 por “The Cove” sobre a prática de caça de golfinhos no Japão.

6. Heal – O Poder da Mente

Dirigido e roteirizado pela atriz Kelly Noonan, “Heal – O Poder da Mente” estreou em 2017 e mostra a forte ligação entre nossa mente e nossa saúde física por meio de histórias de doentes crônicos, médicos e líderes espirituais.

7. Muito Além do Peso

Lançado em 2012 em um contexto de debate sobre a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos para elas, “Muito Além do Peso” trata da obesidade infantil. Com patrocínio do Instituto Alana, a equipe dirigida por Estela Renner visitou as cinco regiões do Brasil e entrevistou especialistas de diferentes partes do mundo. O filme está disponível na íntegra no canal da Maria Farinha Filmes no YouTube.

8. O Começo da Vida

A partir dos avanços na tecnologia e na neurociência, a série ” O Começo da Vida“, lançada em 2016, avalia como o ambiente afeta o desenvolvimento das crianças e como isso pode ter reflexos no futuro. Conta com depoimentos de pesquisadores, ativistas, educadores e pais. Assim como “Muito Além do Peso”, é dirigida por Estela Renner.

9. Rotten

Em duas temporadas, a série documental apresentada por Latif Nasser faz um mergulho na cadeia de produção de alimentos, revelando “verdades amargas” e forças ocultas que definiriam o que comemos. Lançada em 2018, tem como origem o programa de televisão norte-americano produzido pela Zero Point Zero, que foca nos problemas do processo de fornecimento de comida.

10. Super Size Me: A Dieta do Palhaço

Em um experimento que durou um mês, o diretor, produtor e roteirista norte-americano Morgan Spurlock se alimentou somente de comida da rede de fast food McDonald´s. Em vídeo, ele faz um diário para mostrar os resultados físicos e mentais disso, além de avaliar a empresa e seus métodos de persuasão. Lançado em 2004, “Super Size Me: A Dieta do Palhaço” foi indicado ao Oscar de melhor longa-metragem no mesmo ano.

11. What the Heatlh

Lançado em 2017, “What the Health” foi escrito e dirigido pelos mesmos idealizadores de “Cowspiracy”, Kip Andersen e Keegan Kuhn. O documentário mostra a busca de um rapaz para não ficar doente, já que seus parentes morreram de câncer e de outros males. Trata do elo entre alimentação, doenças e os bilhões de dólares em jogo no sistema de saúde, indústria farmacêutica e alimentar.

12 . Yoga: Arquitetura da Paz

Dirigido pelo pernambucano Heitor Dhalia, “Yoga: Arquitetura da Paz” é uma conversa do fotógrafo Michael O’Neill com mestres de yoga da Índia, Tibete e Nova York (EUA) em busca de seu equilíbrio. Lançado em 2017, teve como base seu livro homônimo.

Agora que você já tem uma lista de 12 documentários sobre saúde para assistir, não perca tempo! Afinal, se você trabalha no mercado de saúde, esse tema merece sua atenção em qualquer fase profissional.

Gostou deste post? Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais! Não se esqueça de que a Faculdade Inspirar conta com MBA e Pós-Graduação, Formação e Extensão, Graduação Presencial, Graduação EaD e Eventos.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais