Dores nas Costas?

Veja 7 alongamentos que auxiliam no alívio do problema

A dor nas costas é um problema muito comum na vida das pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada 10 indivíduos, oito têm ou terão o desconforto ao longo da vida.

A dor lombar ou “lombalgia” é considerada um problema de saúde que gera grande impacto na qualidade de vida e produtividade da população. É a segunda causa mais frequente da procura por atendimento médico. A prevalência de dor lombar anual chega a 65% da população, sendo 11,9% da população mundial.

Apesar de poder ser ocasionado por doenças como endometriose e artrose, o incômodo na região dorsal geralmente está relacionado à ergonomia, ou seja, a posição como ficamos no dia a dia, seja sentado, dirigindo ou fazendo atividades rotineiras como cozinhar e limpar a casa, por exemplo.

Para evitar essas dores o recomendado é que se faça alongamentos para a coluna, com o objetivo de aumentar a elasticidade, melhorar a circulação, reduzir o estresse nas articulações, melhorar a postura e promover o bem-estar. No entanto, os alongamentos devem ser feitos gradualmente e podem causar um leve desconforto no início.

Listamos 7 exercícios que vão auxiliar a aliviar as dores, veja:

Alongamento para coluna cervical:

1. Extensão da lombar:

Deite-se de bruços, coloque as mãos na nuca e deixe as pernas estendidas. Simultaneamente, erga o tronco e as pernas, depois retorne para a posição inicial. Mantenha o olhar para a frente e realize os movimentos de forma leve, para não contrair demais os músculos do pescoço e da coluna. O indicado é realizar 3 séries de 10 a 15 repetições.

2. Prancha abdominal:

Deite-se de bruços e apoie o antebraço no chão, formando um ângulo de 90 graus com os cotovelos. Mantenha as pernas esticadas, unidas e apoiadas

nos dedos dos pés. Contraia os músculos do abdômen e fique parado nessa posição, com o corpo ereto, respirando de forma gradual. Realize 3 séries de 20 a 60 segundos.

3. Alongamento com pernas cruzadas:

Sente-se em uma cadeira com as costas bem retas e olhe para frente. Levante uma perna direita e cruze-a por cima da coxa esquerda. Em seguida, incline o tronco para a frente (mantendo as costas eretas) até sentir os músculos dos glúteos alongarem. Volte e repita, alternando a posição das pernas. Repetição de 3 séries com 30 segundos para cada.

4. Ponte:

Deite-se de barriga para cima e deixe os braços alongados ao lado do corpo e cervical relaxada. Mantenha os pés afastados na largura do quadril, com a sola dos pés apoiada no chão e os joelhos flexionados. Contraia o abdômen, os glúteos e eleve o quadril até formar uma linha reta dos ombros aos joelhos. Retorne. Faça 3 séries de 30 segundos.

5. Mobilidade de quadril em posição de avanço:

Em posição de afundo com o joelho apoiado ao solo, você deve manter o tronco ereto e anteriorizar o quadril, de modo que haja uma hiperextensão do mesmo lado que está com apoio no solo. Em seguida, volte à posição inicial.

6. Ponte:

Deitado de barriga para cima e com os pés alinhados com o quadril e ancorados no chão. Faça uma força com a palma da mão contra o chão e sinta ativar os músculos do braço e das costas. Na expiração eleve o quadril do chão levando os joelhos para longe, como se quisesse afastar os joelhos dos quadris.

7. Exercício para lombar:

Sente-se no chão ou em uma superfície firme, passe a perna esquerda por cima da direita e apoie o seu cotovelo direito na parte de fora do joelho esquerdo. Mantenha-se assim por dez segundos. Depois, troque a posição, passando a perna direita por cima da esquerda e apoiando o cotovelo

esquerdo na parte de fora do joelho direito. Mantenha por dez segundos também.

Benefícios do Alongamento:

· Melhora a amplitude de movimento e a mobilidade geral;

· Reduz a tensão nos músculos que sustentam a coluna – a tensão nesses músculos pode piorar a dor de uma série de condições de dor nas costas;

· Reduz o risco de deficiência causada por dores nas costas.

A dor que dura mais de 3 meses pode exigir semanas ou meses de alongamento regular para reduzir a dor com sucesso. Os alongamentos podem ser incluídos como parte de um programa de fisioterapia.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais