Como empreender em Educação Física? Saiba como ter sucesso!

6 minutos para ler

Se antigamente o sonho de muitas pessoas era conquistar um cargo público para ter estabilidade por toda a vida, isso parece estar mudando ao longo dos últimos anos. No Brasil, ter o negócio próprio é um objetivo que tem chamado mais atenção, fazendo o número de empreendedores chegar a quase 50 milhões. Nesse contexto, é possível empreender em Educação Física, assim como em qualquer outra área da saúde.

Esse é um modo de se destacar na profissão e ter autonomia sobre o rumo da sua carreira. Por isso, vale a pena cogitar entrar nesse caminho do empreendedorismo. Neste artigo, vamos mostrar como você, profissional de Educação Física, também pode fazer isso. Acompanhe!

É possível empreender em Educação Física?

Geralmente, as oportunidades de emprego para as pessoas formadas em Educação Física estão em academias e clubes, atuando como profissionais contratados pelos estabelecimentos. Em outros casos, trabalham em vários lugares e sem vínculo empregatício. Independentemente de qual seja o seu caso, talvez você queira mudar de rumo.

Por isso, abrir o seu próprio negócio pode ser uma ótima estratégia para adquirir mais autonomia e crescer profissionalmente. Existem nichos nessa área que são pouco explorados — e você pode voltar o seu serviço para eles.

No entanto, investir na sua empresa não é algo fácil, incluindo também o gerenciamento de uma equipe. Desse modo, estima-se que uma a cada quatro empresas fecha as portas antes mesmo de completar dois anos. Se você não deseja entrar para essa estatística, precisa estar bem preparado para ingressar no mundo do empreendedorismo.

O que é necessário fazer para ter sucesso como empreendedor?

Ninguém abre um negócio pensando logo que ele vai falir, não é mesmo? No entanto, isso acontece frequentemente por diversos motivos. Para que você se torne um empreendedor de sucesso, é importante ser um profissional capacitado e que o seu negócio seja bem estruturado.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas. Confira!

Montar um planejamento

O primeiro passo para ter sucesso no empreendedorismo é elaborar, com bastante estudo e cautela, o seu projeto. Isso significa que é necessário pensar em estratégias ofensivas e defensivas, inserindo o seu serviço numa posição sólida no mercado de trabalho.

Para que isso possa acontecer, você deve construir a visão e a missão do seu negócio, pois esses dois conceitos vão orientar os objetivos. Durante essa etapa, é muito importante pesquisar bastante sobre empreendedorismo e, melhor ainda, buscar um nicho da Educação Física que você percebe que já está defasado e, com isso, propor serviços para aprimorá-lo.

Nunca parar de estudar

Você precisa se manter atualizado, o que é possível apenas se o seu estudo for constante. Por exemplo, atualmente, a internet se tornou uma ferramenta imprescindível para angariar clientes. Por isso, é necessário conhecer um pouco mais do Marketing Digital para aprender a usar as redes sociais a seu favor.

Nesse sentido, você precisa conhecer a fundo as etapas do consumidor e todos os outros processos que giram ao redor do seu empreendimento. Para isso, fazer cursos e capacitações auxiliam na conquista desses tipos de conhecimentos.

Criar autoridade

Se você deseja criar autoridade, o que é imprescindível para ter sucesso como empreendedor, precisa restringir a sua área de atuação. Ou seja, abrir um negócio generalista não é uma boa ideia, pois o ideal é que você escolha um segmento específico para oferecer os seus serviços.

A autoridade o auxilia a ser um profissional renomado, podendo ser reconhecido pelas pessoas por trabalhar numa área específica. No ramo da Educação Física, é muito comum encontrar pessoas que pulam de galho em galho de acordo com o modismo, mas é importante lembrar que a moda passa e, se você for um fiel seguidor dela, nunca vai focar num nicho específico.

Acompanhar o progresso

Ter um empreendimento requer uma dedicação que vai muito além do que, talvez, você esteja acostumado. Isso porque o funcionamento de toda a empresa depende do como ela será gerida. Nesse sentido, é necessário acompanhar o progresso constantemente, ou seja, fazer cálculos, planilhas e contar com softwares para auxiliar no gerenciamento.

Essas tarefas mostram, exatamente, para onde o seu dinheiro está indo e como ele está entrando, além de ajudar a elaborar estratégias para investir no seu negócio. Desse modo, é importante ter um fluxo de caixa e revisá-lo constantemente, assim, você consegue definir, por exemplo, se pode contratar mais profissionais para expandir ainda mais a empresa. Lembre-se de que a revisão do planejamento deve ser feita frequentemente. Caso necessário, faça alterações para aprimorar o seu negócio.

Determinar uma rotina

A constância é peça-chave de qualquer empreendimento, por isso, você precisa estabelecer uma rotina para que o negócio comece a fluir. Sendo assim, é importante fazer uma agenda de tarefas a serem cumpridas durante o dia e, com isso, evitar visitas ou reuniões no mesmo horário que podem interromper o bom andamento dessas atividades.

Ao separar as tarefas de acordo com a urgência, existem menos chances de se enrolar e atrasar os prazos. Assim, você se torna mais produtivo e o trabalho, mais fácil. Uma boa dica é fazer as atividades mais difíceis pela manhã, como processos burocráticos ou assuntos financeiros, que costumam requerer mais da sua disposição.

Encorajar a equipe a criar soluções

Como o objetivo de todo negócio é crescer, inevitavelmente, o seu time de colaboradores vai aumentar. Porém, imagine se, a cada impasse, eles precisassem recorrer a você? Isso atrapalharia o andamento das tarefas, interferindo na sua produtividade e, consequentemente, no seu negócio.

Por isso, é fundamental não tentar controlar os seus funcionários, mas estimular que eles busquem a autonomia para resolver problemas quando eles surgirem. Desse modo, quando tomarem uma sábia decisão, elogie, mas quando o resultado for negativo, converse e discuta sobre o que você teria feito no lugar deles.

Como você pôde perceber, empreender em Educação Física não é uma escolha fácil, mas, ao seguir essas dicas, é possível ter um negócio de sucesso. Durante os passos iniciais, o importante é ter foco e não desistir frente aos desafios, pois, no mundo do empreendedorismo, eles sempre vão aparecer.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos possam acessá-lo!

Posts relacionados

Um comentário em “Como empreender em Educação Física? Saiba como ter sucesso!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.