Enfermagem Cirúrgica

Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado

A atuação da enfermagem em centro cirúrgico e central de material esterilizado detém inúmeras responsabilidades, entre elas, está o cuidado antes, durante e após o procedimento cirúrgico.

Os profissionais desta área são responsáveis por garantir a segurança e o bem-estar emocional, físico e psicológico dos pacientes e de seus familiares.

A sua atribuição nos momentos que antecedem a cirurgia e o paciente ainda está acordado é acalmá-lo. E após a realização do procedimento, é informar a família sobre o estado de saúde do operado e contar como o procedimento transcorreu.

Feito o informe familiar, o profissional regressa ao ambiente cirúrgico e desempenha o monitoramento do estado de saúde, batimentos cardíacos, verifica a temperatura e o processo de recuperação após a volta anestésica.

O enfermeiro especialista na área cuida dos pacientes, do ambiente operatório e dos recursos materiais e humanos. “Estes profissionais realizam a sondagem vesical, checam os equipamentos necessários ao ato cirúrgico e cobram a sua segurança”, afirma Andréa Ortiz – coordenadora do curso de Pós-graduação em Enfermagem de Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado.

O trabalho vai além e desempenha a função de prever as necessidades dos instrumentos materiais de acordo com o grau de complexidade clínica e cirúrgica. “ Os enfermeiros de centro cirúrgico possuem a capacidade de coordenar a assistência prestada ao paciente, administrar os insumos e equipamentos para cada especialidade, fiscalizando o setor e contribuindo com o treinamento dos colaboradores”, ressalta Andréa.

Os avanços na área da saúde fizeram surgir a necessidade de atualização profissional e constante busca por conhecimento. “A profissão tem alta incidência no mercado, visto que os hospitais estão sempre buscando profissionais especializados e capacitados para atender os dois setores, que são complexos e por esse motivo são conhecidos como o coração e o pulmão dos hospitais”, esclarece.

A Faculdade Inspirar oferece uma especialização na área, a qual é direcionada ao desenvolvimento técnico e científico, que fornece extensa compreensão sobre os processos de trabalho dos enfermeiros que atuam nos centros cirúrgicos e na central de material esterilizado.

O curso também assegura uma perspectiva ampla e direcionada ao reconhecimento e identificação dos aspectos necessários para o desenvolvimento de serviços e protocolos, capacitando os profissionais para além de suas atribuições.

A Pós-graduação de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado promove a capacitação do enfermeiro para dar assistência nos períodos operatórios e para executar a organização do centro cirúrgico em suas especialidades, tais como: central de material esterilizado e recuperação anestésica. Para mais informações sobre o curso acesse: https://www.inspirar.com.br/enfermagemcirurgica

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais