Enfermeiro

Escolha a sua área de atuação!

No Brasil existem mais de 35 milhões de profissionais de saúde – metade desses profissionais atuam na área da Enfermagem.

O mercado de trabalho para enfermeiros é um dos mais abrangentes. Além da grande amplitude de vagas tanto na rede pública quanto na privada, esse profissional pode atuar em diversos campos e também em funções muito diferentes.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre as áreas de atuação do enfermeiro apontou que 60% das equipes de enfermagem trabalham no setor público, 32% no setor privado e 8% dedicam-se ao ensino.

Entre as principais áreas de atuação dessa profissão estão:

Enfermagem em Anestesiologia: trabalha em centro cirúrgico atuando juntamente com o anestesiologista. Esse profissional será responsável por monitorar o paciente, realizar a indução anestésica e controlar cuidados após a anestesia.

Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica: oferece assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos que precisam de cuidados clínicos, intervencionistas e intensivos.

Enfermagem em Central de Material e Esterilização: o enfermeiro tem como tarefa processar e tratar todos os materiais que são encaminhados para o centro cirúrgico.

Enfermagem Dermatológica: lida com o tratamento de feridas e queimaduras.

Enfermagem de Emergência: atua em emergências e urgências.

Enfermagem Estética: auxilia em procedimentos faciais e corporais.

Enfermagem em Estomaterapia: cuida de pacientes com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anais e urinária.

Enfermagem Forense: ajuda na investigação de crimes e oferece assistência às vítimas de violência.

Enfermagem Geral: atua no comando de equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem.

Enfermagem Geriátrica: atende idosos em domicílios, asilos, clínicas ou hospitais.

Enfermeiro Home Care: atua em domicílio, cuidando de pacientes que saíram dos hospitais ou que precisam ser atendidos em suas casas.

Enfermagem Obstétrica: atende pacientes lactantes ou gestantes, tanto durante o parto quanto no acompanhamento de pós-parto.

Enfermagem Oncológica: atende a pacientes em tratamento de câncer.

Enfermagem Pediátrica: atende, acompanha e avalia crianças, além de incentivar a amamentação e orientar as famílias nos primeiros passos com o bebê.

Enfermagem Psiquiátrica: atende pacientes em tratamento de distúrbios psicológicos.

Enfermagem de Resgate: atua em equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou calamidades públicas.

Enfermagem do Trabalho: realiza atendimento ambulatorial em empresas e ainda acompanha programas de prevenção à saúde dos funcionários.

Enfermagem em Saúde da Família: atua diretamente com a comunidade.

Enfermagem em Nefrologia: atende pacientes com doenças renais.

Enfermagem em UTI: faz exame físico, executa tratamento, cuida do paciente nas diferentes situações críticas dentro da UTI.

As especializações em Enfermagem impactam muito na vida do profissional. É evidente que, quanto mais conhecimentos e habilidades o profissional reúne, melhores serão as chances de oferecer um bom desempenho e aumentar a remuneração. Toda especialização agrega valor ao trabalho do profissional.

Diante da importância da Pós-graduação para profissionais da Enfermagem, a Faculdade Inspirar oferece cursos de especialização de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado, Enfermagem Dermatológica: Ênfase em Feridas, Enfermagem em Obstetrícia e Enfermagem em Terapia Intensiva. Para saber mais: https://www.inspirar.com.br/pos-enfermagem

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828