Engenharia Diagnóstica

Patologias civis e a atuação nestes problemas

As patologias da construção civil são anormalidades presentes na estrutura das edificações. O prejuízo causado por elas envolve o aumento nos custos das obras, demora na entrega da construção, insatisfação do cliente e, em casos mais críticos, pode causar acidentes fatais, desmoronamentos e evacuação completa do local.

Saiba quais são os tipos de patologias civis:

· Corrosão;

· Destacamento;

· Fissuras;

· Infiltração;

· Porosidade;

· Rachaduras;

· Trincas.

A Engenharia Civil tem uma área que é especializada em atender, identificar e solucionar essas patologias. O ramo desempenha a prevenção de catástrofes, evitando que ocorram desmoronamentos de prédios, monumentos históricos e demais imóveis.

É preciso destacar que a premissa básica da Engenharia Diagnóstica é a precaução – ela antecede e age para que não haja nenhum incidente ou tragédia.

Os profissionais da área executam a avaliação da construção, investigam as condições estruturais dela, dando um diagnóstico sobre a situação do imóvel analisado e, quando necessário, realizam procedimentos para conter os estragos, impedir desabamentos e o comprometimento da propriedade.

Veja quais são as responsabilidades de um engenheiro patologista:

· Análise de manifestações patológicas;

· Atividades de pesquisa de campo;

· Criação de projetos estruturais;

· Intervenções técnicas,

· Prevenção de anomalias da construção civil.

Os engenheiros especializados em patologia civil devem ter qualificação necessária para trabalhar com questões referentes ao reparo e recuperação do imóvel, além do conhecimento sobre a tecnologia de materiais e técnicas usuais mais apropriadas para cada intervenção necessária.

Com uma modalidade de ensino inovadora e eficaz, a Faculdade Inspirar traz aos alunos uma Pós-graduação em Engenharia Diagnóstica- Patologia da Construção Civil. O curso possui excelência e um grande diferencial competitivo, pois prepara os alunos para realizar o acompanhamento das anomalias presentes no setor de construção.

A grande curricular é composta por disciplinas que abordam temas como direito imobiliário, auditorias e revisão contratual, entre muitas outras disciplinas que ensinam técnicas de correção preditiva e preventiva, bem como reabilitação de todos os tipos de edificações.

Este curso reúne profissionais com larga experiência e vivência na área da construção civil, atuando diretamente com assuntos relacionados a manifestações patológicas diversas, gerando um grande diferencial competitivo para seus alunos e preparando para o acompanhamento das anomalias encontradas no setor de construção. Acesse https://www.inspirar.com.br/pos-engenharia-diagnostica-patologia-da-construcao-civil e saiba mais informações.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais