Engenharia Ferroviária e Metroferroviária

Área promissora para os Engenheiros

A Engenharia Ferroviária e Metroferroviária é a área encarregada por executar a fiscalização das linhas férreas e metroferroviárias, gerenciar e efetuar projetos, fazer a manutenção das vias e materiais rodantes, bem como o controle de qualidade das malhas viárias, além de evitar acidentes.

O setor ferroviário e metroviário vem recebendo investimentos para a expansão de sua malha – fato que tem contribuído para a ascensão da profissão. As demandas pelo crescimento de vias ferroviárias e metroferroviárias sustentáveis, desenvolvimento da indústria ferroviária e a criação de uma mobilidade urbana mais eficaz são os principais fatores que têm fomentado a área.

Nos últimos anos, muitas empresas desse ramo estão se instalando no Brasil, com o objetivo de instaurar no país modernos projetos, que incluem a implantação de novas tecnologias e soluções que o setor necessita.

Os engenheiros especializados nesse campo são incumbidos pela missão de projetar vias, desenvolver a manutenção da malha ferroviária e metroferroviária, e são os responsáveis por impedir que aconteçam acidentes nos trilhos e ruas do país. Além dessas atribuições, eles tem o papel de controlar a circulação das locomotivas, resolver problemas técnicos e auxiliar os maquinistas.

Mas não para por aí, a área de atuação é infinita e abrange funções relacionadas à dinâmica ferroviária e metroviária, projeção e manutenção de locomotivas, vagões e carros de passeio, bem como a manutenção e instalação de vias, preparo de materiais para sistemas de transporte veiculares ferroviários e metroviários, adequação da sinalização e operação viária, e a legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários.

O mercado de trabalho para esses profissionais ainda permite que eles exerçam tarefas nas áreas interdisciplinares da Engenharia, que são: a elétrica, logística e infraestrutura, de materiais, mecânica e mecatrônica, metalúrgica, de produção e transporte.

Esses profissionais são extremamente essenciais para todos os países, pois quando se trata de sistemas viários em geral, eles precisam ser ágeis, práticos, econômicos e sustentáveis. E só os engenheiros ferroviários e metroferroviários podem exercer a função de planejar e executar as malhas viárias, promovendo a agilidade e a segurança da mobilidade urbana e contribuindo para a qualidade de vida da população e a economia do país.

Análises do mercado apontam que é nítida a carência de profissionais gabaritados na área – as grandes concessionárias ferroviárias e metroviárias do país têm encontrando dificuldades na contratação de profissionais qualificados.

E é por meio da Pós-graduação de Engenharia Ferroviária e Metroferroviária ofertada pela Faculdade Inspirar que os alunos terão acesso a conhecimentos técnicos, que serão o seu diferencial no mercado de trabalho.

O curso traz para a profissão pessoas altamente especializadas com grande expertise e habilidades técnicas para o aprimoramento e execução de projetos, gestão de obras viárias, manutenção das vias e realização de sinalização adequada.

Ao final da especialização, o profissional estará capacitado para exercer diversas funções em empresas voltadas ao setor de transporte ferroviário e metroferroviário. Ficou interessado pelo curso? Então acesse: https://www.inspirar.com.br/pos-engenharia-ferroviaria-metroferroviaria e saiba mais.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais