Especializações em Dependências Químicas: Comunidade Terapêutica, Gestão de Pessoas e Psicodiagnóstico

A dependência química é considerada pelo Ministério da Saúde (OMS) como uma doença crônica caracterizada pelo uso abusivo de sustâncias lícitas e ilícitas, que são nocivas ao organismo e trazem inúmeros danos à saúde física e mental dos indivíduos.

Ela também é designada como um transtorno mental, uma vez que o uso excessivo de drogas altera a percepção do dependente químico, que perde a consciência de sua situação.

Um relatório divulgado pelas Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) evidenciou que cerca de 269 milhões de pessoas utilizam drogas no mundo. O estudo mostrou que mais de 35 milhões de usuários sofrem com transtornos associados às drogas.

E, diante do elevado número de dependentes químicos em todo o mundo, existe uma grande procura por tratamentos terapêuticos que auxiliam as pessoas que sofrem com a doença.

Há vários tratamentos disponíveis que se dedicam a problemas de dependência química, entre eles: desintoxicação; prescrição medicamentosa; Psicoterapia, Comunidades Terapêuticas, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos e Psicodiagnóstico – essas três ultimas técnicas serão abordadas ao longo deste texto.

Comunidades Terapêuticas

As Comunidades Terapêuticas (CTs) são uma das intervenções clínicas voltadas para o tratamento de dependentes químicos. No cenário atual das Políticas sobre Drogas do Brasil, elas aparecem como pontos estratégicos de atenção que atendem aproximadamente 80% da demanda de cuidado em regime residencial.

Esses locais são bastante frequentados pelos usuários e amparam o tratamento, desse modo, é de suma importância que os profissionais que atuam nessa área sejam altamente qualificados.

Atendendo as exigências do mercado, a Faculdade Inspirar oferece uma especialização, que tem como foco aprimorar e estruturar a ação profissional dentro dessas comunidades, a fim de que os mesmos possam contribuir na vida de seus pacientes e se somem ao número de profissionais especializados e qualificados, que estão atuando nas comunidades terapêuticas.

Se interessou pelo curso? Então acesse: https://www.inspirar.com.br/comunidades-terapeuticas e saiba mais informações.

Gestão de Pessoas e Recursos Humanos

Segundo dados da OMS, 71% dos usuários de drogas ilícitas em todo o mundo estão empregados e fazem parte população economicamente ativa. Em nosso país, esse fato reflete no aumento expressivo dos últimos anos nos pagamentos do auxílio-doença concedidos pelo Ministério da Previdência Social (INSS).

Assim, é preciso ter a consciência de que todos os setores da coletividade se relacionam, e estas conexões impactam diretamente na qualidade laboral e nos resultados apresentados à empresa e à sociedade.

Portanto, são importantes mudanças estratégicas no comportamento empresarial e de recrutamento, pois essas transformações visam a maior qualidade nas relações interpessoais e contribuem com a eficácia do serviço e bem-estar dos colaboradores.

A Faculdade Inspirar possui uma Pós-graduação focada no ensino para trabalhadores de instituições de tratamento e gestores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e também para os demais profissionais da área de Recursos Humanos (RH) e recrutamento de pessoal.

Para mais informações sobre o curso  acesse: https://www.inspirar.com.br/gestao-de-pessoas-e-recursos-humanos

Psicodiagnóstico

O Psicodiagnóstico é um método que consiste na busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico em situações específicas, como a dependência química.

Contudo, há uma multiplicidade de fatores que levam a pessoa a se tornar usuária de entorpecentes, inclusive a grande prevalência de comorbidades psiquiátricas.

O curso de Pós-graduação da Faculdade Inspirar em Dependência Química com ênfase em Psicodiagnóstico fornece aos alunos subsídios teóricos e práticos para serem capazes de realizar, de forma segura e correta, a avaliação e emissão de pareceres diagnósticos sobre transtornos ligados ao uso de substâncias psicoativas.

Interessados nesta Pós: https://www.inspirar.com.br/enfase-em-psicodiagnostico e saiba mais!

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828