Exercícios físicos em casa

Não deixe de fazê-los: eles fortalecem o sistema imunológico

Em tempo de COVID-19, o mais indicado é não frequentar ambientes fechados, como por exemplo as academias. Porém, o Ministério da Saúde indica a prática de exercícios físicos regularmente, visto que se exercitar fortalece o sistema imunológico.

Mas, seguindo as diretrizes atuais, neste momento o ideal é fazer exercício em casa.

O professor da Faculdade Inspirar Ricardo Corrêa da Cunha, coordenador do curso de Pós-Graduação em Biomecânica e Fisiologia Aplicadas ao Exercício Físico, passa valiosas dicas para executar exercícios no seu lar e, o melhor: orienta como fazê-los de forma correta para evitar lesões. Confira:

· Use o que você tem dentro de casa;

· Utilize sacos de grãos, por exemplo: 1 quilo de arroz, feijão ou açúcar, latas de azeite e até mesmo embalagem de caixas de leite;

· Faça exercícios repetitivos, seguindo uma sequência, como você está acostumado a fazer na academia;

· Se dê um tempo de descanso entre uma sequência e outra;

· Utilize aplicativos destinados à prática de atividade física.

Alguns exercícios que não precisam de nenhum equipamento, uma vez que o próprio peso do corpo basta:

Após a leitura deste texto o que não lhe falta são instruções de como se exercitar dentro de casa. Por isso pratique. Receba uma última dica do professor. “É indispensável que as pessoas se mantenham ativas, se locomover dentro de casa já ajuda bastante, mesmo não sendo um exercício temático. A caminhada, ainda que dentro de casa, te mantém ativo e não deixa de ser uma atividade física”, finaliza o professor Ricardo Cunha.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais