Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

O que é e como atua?

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) é um método de tratamento fisioterapêutico, que consiste na aplicação de resistências manuais com o intuito de incentivar os receptores neurais, para aumentar a amplitude de movimentos funcionais e dar estabilidade corporal aos pacientes.

O método utiliza várias técnicas específicas, que se baseiam principalmente no princípio da estimulação de proprioceptores – órgãos sensitivos localizados nos músculos e tendões. A ativação destas partes do corpo aumenta a demanda do mecanismo neuromuscular e permite a integração da prática de alongamento e fortalecimento dos músculos com fundamentos neurofisiológicos de contração e relaxamento.

O uso da análise e avaliação fundamentada na PNF faz com o que os fisioterapeutas possam entender melhor a condição em que se encontra o paciente, além de promover maior possibilidade de reabilitação dos tecidos, músculos e tendões, que viabilizam a reativação de movimentos do corpo.

A PNF vai além da finalidade muscular e de reabilitação dos movimentos, ela também auxilia no processo da mecânica respiratória. Veja como:

PNF na Mecânica Respiratória

De acordo com a professora do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Neurofuncional, Dielise Lucksch, “alguns princípios da PNF são aplicados como um meio de estimular o sistema respiratório. Esta estimulação é realizada de forma direta nos problemas inspiratórios ou expiratórios. Nos primeiros se trabalham as áreas: esternal, costal e diafragmática e, nos segundos, a musculatura abdominal”, afirma.

Dielise ressalta que, além da estimulação direta promovida pela PNF, é possível que a técnica atue de forma indireta visando mobilizar a caixa torácica, movimentar o tronco e membros superiores. “Dessa maneira a PNF exerce o aumento da amplitude do movimento do tórax e do músculo diafragma”. E diz que conforme os objetivos estipulados pelo profissional são definidas as técnicas mais apropriadas. “Vale salientar que o correto posicionamento da mão é fundamental para alinhar a força com o movimento torácico normal. Por isso, a formação adequada é primordial”. Nesse sentido a Faculdade Inspirar é referência no assunto, pois está finalizando o curso com a primeira turma de formação internacional que teve como aprendizado a técnica de PNF e as diversas aplicações dela de forma correta. Para mais informações sobre o curso acesse: http://bit.ly/2SqfC13

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais