Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia

A Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia está diretamente relacionada à estética, que é um dos segmentos mais prósperos dentro da área da saúde, devido à grande procura por procedimentos e o alto consumo de produtos de beleza.

O fisioterapeuta dermatofuncional é responsável por melhorar as funções dos tecidos da pele, restaurando a aparência do local afetado pelo problema. Os profissionais da área podem realizar procedimentos, como: drenagem linfática, liberação tecidual funcional, uso de recursos eletroestéticos, radiofrequência, ultracavitação, ultrassom, carboxiterapia, criolipólise, laser, entre outros.

A especialidade age na prevenção, promoção e recuperação de distúrbios metabólicos, dermatológicos, circulatórios, osteomioarticular e neurológicos, desenvolvendo soluções para a prevenção de problemas com gordura localizada, obesidade, flacidez, cicatrizes e estrias.

A Fisioterapia Dermatofuncional possui uma infinidade de benefícios, podendo ser utilizada não só em processos estéticos, mas também em tratamentos oncológicos, queimaduras, pré e pós-operatório de cirurgias. As técnicas da Fisioterapia Dermatofuncional trabalham a recuperação física, melhoram a saúde, bem-estar e autoestima dos pacientes, pois o tratamento busca aperfeiçoar a aparência da pele e reestabelecer a autoestima das pessoas que fazem os tratamentos dermatofuncionais.

Neste sentido, a Fisioterapia Dermatofuncional vem conquistando cada vez mais adeptos, pois o método vai além de um tratamento estético, pois ajuda não só no cuidado com a saúde física, mas também mental.

Desta forma, é preciso entender quais são as formas em que a Fisioterapia Dermatofucional age na resolução de alguns problemas estéticos:

· Celulite – o tratamento visa melhorar a maleabilidade do tecido conjuntivo, com ação nos estágios mais avançados, a fim de que os tecidos possam desempenhar suas funções metabólicas normais;

· Flacidez – a fisioterapia acelera o processo de enrijecimento muscular através do uso de correntes excitomotoras, conhecidas popularmente como

corrente russa;

· Parto e pós-parto – auxilia a mulher a respirar de forma correta, manter a postura e trabalhar a musculatura específica para o trabalho de parto natural; · Rugas – durante o tratamento são trabalhadas técnicas específicas de fortalecimento, que retardam as alterações causadas pelo envelhecimento, proporcionando uma aparência mais jovem.

É inegável a importância da Fisioterapia Dermatofuncional e seu crescimento! Se você é um fisioterapeuta e deseja se especializar, mas ainda não sabe em que área, a dermato é bastante promissora e quem se especializa na área só tem a ganhar.

Atendendo a demanda, a Faculdade Inspirar oferece um curso de pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional, com duração de 386 horas. A especialização possui grande curricular composta por disciplinas como assessoria metabólica e emagrecimento controlado, fisioterapia pré e pós-operatória, recursos inovadores, terapêutica nos queimados e primeiros socorros, peelings químicos e mecânicos, sustentabilidade e responsabilidade social, liderança e formação de equipes.

Ao fim do curso, a Faculdade Inspirar disponibiliza ao mercado profissionais altamente especializados, capacitados para prescrever tratamentos para as disfunções dermatológicas, criando alternativas de recursos terapêuticos para cada caso específico.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais