Fisioterapia do Sono

Profissionais da área terão que passar por uma avaliação de título para obter o reconhecimento de notório saber 

A Associação Brasileira do Sono (ABS), em parceria com a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) definiram os critérios para certificação em Fisioterapia na área do Sono. 

Pela primeira vez foram publicados os processos de avaliação para obtenção de título de notório saber em Fisioterapia do Sono, pois até então a área não era reconhecida oficialmente. 

No entanto, para conseguir a certificação é preciso cumprir alguns requisitos: 

  • O fisioterapeuta precisa comprovar que possui expertise na área do sono; 
  • O profissional tem que ter mais de cinco anos de exercício profissional como fisioterapeuta, com registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO); 
  • É necessário ser associado à Associação Brasileira do Sono (ABS) e à Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), com anuidade em dia, mediante comprovação; 
  • O participante tem que alcançar pontuação igual ou superior a 500 pontos na avaliação; 
  • Outro quesito é a apresentação de um caso clínico ou artigo científico; 
  • Também é solicitado que o profissional apresente uma carta na qual descreve o seu percurso junto à área do sono, incluindo aspectos relativos ao interesse pela área, desenvolvimento de pesquisa e atuação clínica com atendimento de pacientes isoladamente ou em equipe interdisciplinar. 

A inscrição deve ser feita até o dia 15 de janeiro de 2021, através do site: http://www.absono.com.br/fisioterapia-do-sono.html. Para efetivar a inscrição, o participante deve pagar uma taxa de R$ 150. 

Pós-graduação em Fisioterapia do Sono  

A Faculdade Inspirar é a única instituição de ensino que oferece o curso de Pós-graduação em Fisioterapia Respiratória nos distúrbios do Sono. A especialização tem foco nos distúrbios respiratórios do sono, como apneia do sono, manejo da ventilação não invasiva, follow-up do paciente, diagnóstico e fenótipos. 

A coordenadora do curso, Fernanda Cristina Ferreira de Camargo, afirma que a matriz curricular do curso é completa “tomamos o cuidado de incluir todas as matérias da Fisioterapia Respiratória, para que os alunos também saiam certificados como fisioterapeuta especialista do sistema respiratório”, conclui. 

A Faculdade Inspirar é o lugar certo para você que é fisioterapeuta e sente afinidade pela área de distúrbios do sono. Para mais informações sobre a pós-graduação em Fisioterapia Respiratória nos Distúrbios Ventilatórios do Sono acesse: https://bit.ly/2UCojXG. 

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais