Fisioterapia Geriátrica

Veja as principais razões para tal necessidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a fisioterapia para idosos como um processo que visa alcançar, manter e melhorar os níveis funcionais possíveis nos campos físico, sensorial, intelectual, psicológico e social.

Pelo menos 30% das pessoas com mais de 60 anos sofrem ou sofrerão de limitações motoras devido a problemas do sistema musculoesquelético.

A Fisioterapia Geriátrica como também é conhecida, atua com o objetivo de garantir o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade. O processo de envelhecimento traz muitas mudanças e nem sempre é fácil se adaptar a elas, por isso os exercícios da prática podem ser ótimos aliados.

Com eles é possível promover mais autonomia aos idosos, fortalecendo o corpo e trabalhando para melhorar a coordenação, o equilíbrio e até mesmo diminuir o incômodo causado pelas dores.

O paciente idoso pode precisar da Fisioterapia por 3 razões principais: envelhecimento fisiológico, eventos agudos ou situação de fragilidade inerente à idade.

A Fisioterapia Geriátrica é uma especialidade direcionada a idosos com os seguintes problemas:

· Alterações de equilíbrio e histórico de quedas;

· Alterações posturais e dores articulares;

· Dificuldade para andar;

· Dificuldades funcionais devido a cirurgias ou internações;

· Fraqueza muscular devido ao imobilismo;

· Incontinência urinária;

· Pós fratura de fêmur;

· Síndrome da Fragilidade.

Vantagens da Fisioterapia para idosos

· Melhora no equilíbrio: a fisioterapia geriátrica é uma ótima aliada neste ponto, pois trabalha tanto a reabilitação do equilíbrio quanto dos reflexos, diminuindo assim os riscos de queda. Os exercícios são essenciais para garantir a autonomia também, contribuindo para que os idosos possam se locomover sozinhos em segurança e sem maiores dificuldades.

· Auxilia na coordenação: os exercícios contribuem para uma melhoria na qualidade de vida, cuidando não apenas da saúde física, mas também da saúde mental – com mais independência, o idoso consegue passar por essa fase com mais tranquilidade, sentindo menos o impacto das mudanças trazidas pela terceira idade.

· Recupera a flexibilidade: esse trabalho da Fisioterapia Geriátrica funciona para preservar a flexibilidade e até recuperá-la, retomando a autonomia e garantindo uma terceira idade muito mais saudável e tranquila.

· Ajuda no tratamento de patologias: a fisioterapia para idosos é muito indicada como complemento no tratamento de diversas patologias (artrite, artrose, recuperação de fraturas, dores musculares e muitas outras).

· Promove a independência e a autonomia: a Fisioterapia traz exercícios diários capazes de manter o máximo possível da autonomia através do fortalecimento e preservação do equilíbrio. Isso permite que o idoso seja capaz de realizar diversas atividades diárias sem precisar de ajuda.

· Fortalecimento muscular: a fisioterapia em idosos também é uma excelente ferramenta para o fortalecimento muscular, sendo este um dos principais objetivos buscados com os exercícios.

· Redução das dores: a fisioterapia geriátrica se torna um complemento essencial para trabalhar o fortalecimento dos músculos e conseguir uma vida mais saudável, livre de dores.

Benefícios:

· Aumento da agilidade;

· Boa postura;

· Eliminação ou redução de dores e cansaço;

· Evita ou retarda complicações;

· Fortalecimento muscular;

· Obtém maior equilíbrio;

· Preserva a função motora.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais