Fisioterapia Hospitalar

Áreas de atuação, principais atividades e mercado de trabalho

A Fisioterapia Hospitalar é uma das áreas da Fisioterapia que atua diretamente com pacientes hospitalares. Esses profissionais estão presentes na Enfermaria, Unidade de Terapia Semi-Intensiva (CTI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No ambiente hospitalar, o fisioterapeuta tem a responsabilidade de avaliar, desenvolver e colocar em prática os procedimentos para as diferentes condições, como no pós-operatório para prevenir possíveis complicações respiratórias, neurológicas e motoras originadas durante o processo de internação do paciente no hospital.

Atividades

O fisioterapeuta hospitalar deve saber efetuar o diagnóstico terapêutico, além de interpretar exames e laudos complementares. Também é responsável pelas seguintes funções:

• Auxiliar o desmame da ventilação mecânica invasiva e não invasiva;

• Acelerar o processo de alta hospitalar para evitar infeções hospitalares;

• Auxiliar no processo de desmame da oxigenoterapia;

• Controlar a dor;

• Evitar linfedemas;

• Impedir complicações respiratórias;

• Prevenir complicações da síndrome do imobilismo;

• Prevenir úlceras de decúbito;

• Promover melhor qualidade de vida em pacientes em cuidados paliativos;

• Tratar contraturas e deformidades;

• Tratar e prevenir atrofias musculares.

Competências

Quem trabalha com a fisioterapia em hospitais tem que saber efetuar o diagnóstico terapêutico, além de interpretar exames e laudos complementares.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o setor é bastante aquecido, ainda mais em tempos de pandemia, a demanda por fisioterapeutas hospitalares cresceu 1.855% no último ano. O salário de um fisioterapeuta hospitalar pode variar de acordo com uma série de fatores, entre eles estão: a região de trabalho, o tipo de hospital, o regime de contratação e a quantidade de horas trabalhadas por semana.

Especialização

Para atuar na área é necessário ser graduado em Fisioterapia e possuir especialização em Fisioterapia Hospitalar. A Faculdade Inspirar oferece um curso de Pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar, que tem como objetivo principal formar profissionais especialistas com capacidade crítica, preparados para promover ações baseadas em evidências científicas em favor do bem-estar do paciente no ambiente hospitalar.

A grade curricular abrange as principais áreas da Fisioterapia Hospitalar desde o atendimento à criança até adultos criticamente doentes, bem como princípios básicos da farmacologia, urgência e emergência na Fisioterapia e diagnóstico funcional.

Para mais informações sobre o curso acesse: https://www.inspirar.com.br/fisioterapia-hospitalar

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais