Entenda como a área auxilia nos problemas oculares
A fisioterapia ocular previne, trata e reabilita os distúrbios da visão sensorial e motora através de treino e exercícios nos músculos extraoculares, a fim de corrigir distúrbios no olho e promover a recuperação da funcionalidade visual e o posicionamento dos eixos oculares que provocam desconforto nas atividades de vida diária – tanto na visão de perto quanto para longe – causando sintomas como: dores de cabeça, desconforto para realizar leitura, dupla imagem, tensões cervicais, torcicolos, desequilíbrio postural, bem como baixa visual em crianças até o final da primeira infância.
Veja quais são as indicações mais frequentes para Fisioterapia Ocular:
· Acidente vascular encefálico;
· Amblíopes;
· Aneurismas;
· Desalinhamento dos eixos oculares;
· Estrabismo;
· Insuficiência de convergência;
· Paralisia encefálica;
· Paralisias transitórias oculomotoras;
· Pré e pós-operatório de estrabismo;
· Prevenção no fortalecimento dos músculos oculares;
· Traumatismo crânio encefálico;
· Tumores;
· Visão subnormal.
Os exercícios oculares são importantes para a saúde visual, uma vez que se destinam a melhorar o desempenho dos músculos locais, diminuindo o impacto negativo produzido na visão diária.
A fisioterapia oftálmica ajuda a evitar dores de cabeça, reduz o estresse visual, promove melhora na concentração e relaxa os músculos dos olhos.
A atividade ainda é benéfica ao tratamento de doenças relacionadas com o envelhecimento dos olhos, como miopia, estrabismo, nistagmo e presbiopia.
A Fisioterapia Ocular dá tônus à musculatura ocular, tanto pela estimulação sensório-motora com lentes prismáticas e filtros, como por meio de exercícios que melhoram a amplitude e a função muscular para restaurar a visão.