A Fisioterapia habilita profissionais para o trabalho de prevenção, recuperação e reabilitação da saúde humana. De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que regulamenta a profissão de fisioterapeuta no Brasil, a Fisioterapia é uma ciência que foca no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação de quem tem algum distúrbio de movimento ou funcionamento dos músculos.
O fisioterapeuta é uma profissional da área de saúde que trabalha na promoção do bem-estar, manutenção, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente. Com um campo de atuação amplo, o trabalho vai além das áreas já conhecidas como a Traumato-ortopédica, neurológica e esportiva.
Veja quais são as áreas que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reconhece como especializações da Fisioterapia:
Fisioterapia em Acupuntura
Trata-se da aplicação da acupuntura e também de outras técnicas da medicina tradicional chinesa em problemas musculoesqueléticos. Pode tratar dores e depressão.
Fisioterapia Aquática
Essa área de atuação engloba a utilização da água em diferentes contextos para promover a recuperação respiratória, o fortalecimento muscular e o alívio de dores.
Fisioterapia Cardiovascular
Trabalha para prevenir os fatores de risco cardiovascular e garantir melhores condições físicas e mentais de pacientes com doença cardiovascular crônica. Esses profissionais atuam também com a recuperação de pacientes após um acidente vascular cerebral.
Fisioterapia Dermatofuncional
Esse segmento é voltado principalmente à estética. O profissional ajuda em tratamentos como o de redução da gordura localizada, flacidez da pele, estrias, cicatrizes e outros tipos de condições que a pele apresenta.
Fisioterapia Esportiva
É uma das áreas mais conhecidas e tem uma função fundamental e importante em centros esportivos e de treinamentos.
Fisioterapia em Quiropraxia
Nesse campo de atuação, o fisioterapeuta ajuda com a prevenção de doenças ou no agravamento e reabilita fisicamente o paciente.
Fisioterapia em Gerontologia
Trabalha com atenção e cuidados a idosos, com ênfase em sua qualidade de vida, bem-estar e mobilidade.
Fisioterapia Neurofuncional
O fisioterapeuta pode ajudar pacientes que têm limitações físicas ou neuromotoras decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas, a fim de garantir sua autonomia.
Fisioterapia em Oncologia
A assistência a pacientes com câncer ou com sequelas da doença também é uma das especialidades do fisioterapeuta. O profissional auxilia, inclusive, em pré-operatório, no preparo do paciente para o procedimento e para tentar reduzir as complicações.
Fisioterapia em Osteopatia
Nessa área, o profissional trabalha com a manipulação musculoesquelética para tratar doenças e aliviar sintomas de dores.
Fisioterapia Respiratória
Trata de doenças respiratórias que podem ocasionar disfunções no diafragma, no metabolismo muscular e na oxigenação sanguínea.
Fisioterapia do Trabalho
A área tem a função de manter a saúde do trabalhador e prevenir ou tratar lesões ou qualquer outra disfunção decorrente de sua atividade profissional.
Fisioterapia Traumato-Ortopédica
Acompanha e trata disfunções causadas por doenças, traumatismos ou lesões ortopédicas.
Fisioterapia em Terapia Intensiva
Trabalha com condições de pacientes que sofrem complicações clínicas e necessitam de acompanhamento contínuo. Esse trabalho é realizado em conjunto com outros profissionais.
É importante ressaltar que outras áreas têm se desenvolvido, como:
· Fisioterapia Angiológica;
· Fisioterapia da Família e da Comunidade;
· Fisioterapia do Sono;
· Fisioterapia Domiciliar;
· Fisioterapia Endocrinológica;
· Fisioterapia Hematológica;
· Fisioterapia Legal;
· Fisioterapia Pericial;
Os profissionais de Fisioterapia podem atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas médicas, centros de treinamentos, SPAs, academias de ginástica, centros de estética, asilos, casas de repouso, empresas e também podem direcionar sua carreira a pesquisas na área.