Fisioterapia: uma infinidade de áreas de atuação

A Fisioterapia habilita profissionais para o trabalho de prevenção, recuperação e reabilitação da saúde humana. De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que regulamenta a profissão de fisioterapeuta no Brasil, a Fisioterapia é uma ciência que foca no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação de quem tem algum distúrbio de movimento ou funcionamento dos músculos.

O fisioterapeuta é uma profissional da área de saúde que trabalha na promoção do bem-estar, manutenção, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente. Com um campo de atuação amplo, o trabalho vai além das áreas já conhecidas como a Traumato-ortopédica, neurológica e esportiva.

Veja quais são as áreas que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reconhece como especializações da Fisioterapia:

Fisioterapia em Acupuntura

Trata-se da aplicação da acupuntura e também de outras técnicas da medicina tradicional chinesa em problemas musculoesqueléticos. Pode tratar dores e depressão.

Fisioterapia Aquática

Essa área de atuação engloba a utilização da água em diferentes contextos para promover a recuperação respiratória, o fortalecimento muscular e o alívio de dores.

Fisioterapia Cardiovascular

Trabalha para prevenir os fatores de risco cardiovascular e garantir melhores condições físicas e mentais de pacientes com doença cardiovascular crônica. Esses profissionais atuam também com a recuperação de pacientes após um acidente vascular cerebral.

Fisioterapia Dermatofuncional

Esse segmento é voltado principalmente à estética. O profissional ajuda em tratamentos como o de redução da gordura localizada, flacidez da pele, estrias, cicatrizes e outros tipos de condições que a pele apresenta.

Fisioterapia Esportiva

É uma das áreas mais conhecidas e tem uma função fundamental e importante em centros esportivos e de treinamentos.

Fisioterapia em Quiropraxia

Nesse campo de atuação, o fisioterapeuta ajuda com a prevenção de doenças ou no agravamento e reabilita fisicamente o paciente.

Fisioterapia em Gerontologia

Trabalha com atenção e cuidados a idosos, com ênfase em sua qualidade de vida, bem-estar e mobilidade.

Fisioterapia Neurofuncional

O fisioterapeuta pode ajudar pacientes que têm limitações físicas ou neuromotoras decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas, a fim de garantir sua autonomia.

Fisioterapia em Oncologia

A assistência a pacientes com câncer ou com sequelas da doença também é uma das especialidades do fisioterapeuta. O profissional auxilia, inclusive, em pré-operatório, no preparo do paciente para o procedimento e para tentar reduzir as complicações.

Fisioterapia em Osteopatia

Nessa área, o profissional trabalha com a manipulação musculoesquelética para tratar doenças e aliviar sintomas de dores.

Fisioterapia Respiratória

Trata de doenças respiratórias que podem ocasionar disfunções no diafragma, no metabolismo muscular e na oxigenação sanguínea.

Fisioterapia do Trabalho

A área tem a função de manter a saúde do trabalhador e prevenir ou tratar lesões ou qualquer outra disfunção decorrente de sua atividade profissional.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Acompanha e trata disfunções causadas por doenças, traumatismos ou lesões ortopédicas.

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Trabalha com condições de pacientes que sofrem complicações clínicas e necessitam de acompanhamento contínuo. Esse trabalho é realizado em conjunto com outros profissionais.

É importante ressaltar que outras áreas têm se desenvolvido, como:

· Fisioterapia Angiológica;

· Fisioterapia da Família e da Comunidade;

· Fisioterapia do Sono;

· Fisioterapia Domiciliar;

· Fisioterapia Endocrinológica;

· Fisioterapia Hematológica;

· Fisioterapia Legal;

· Fisioterapia Pericial;

Os profissionais de Fisioterapia podem atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas médicas, centros de treinamentos, SPAs, academias de ginástica, centros de estética, asilos, casas de repouso, empresas e também podem direcionar sua carreira a pesquisas na área.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais