Fraude nos Diplomas: não caia nessa!

3 minutos para ler

 

Saiba como identificar uma Instituição reconhecida pelo MEC

 

Recentemente, professores de Wenceslau Guimarães, no interior da Bahia, foram vítimas de um golpe ao receberem diplomas falsos após concluírem um curso de mestrado. Infelizmente este não é um caso isolado: todo ano aparecem pessoas vítimas do golpe. Pensam que estão fazendo um curso reconhecido pelo Ministério da Educação, investem tempo e dinheiro, para no final descobrirem que o diploma não é válido.

Municípios que se distanciam muito das capitais, por exemplo, têm acesso limitado à educação na sua forma mais tradicional – daí a necessidade do Ensino à Distância. E na modalidade EaD o golpe fica ainda mais fácil de ser aplicado.

Assim, é importante ficar atento quanto à idoneidade da instituição que oferta o curso, seja à distância ou presencial. E não é difícil descobrir se uma instituição de ensino é validada ou não pelo Ministério da Educação, se estão credenciadas para aquela oferta, além de avaliar a tradição dessas faculdades/universidades.

O diploma de nível superior só tem validade se for emitido por um curso reconhecido pelo Ministério da Educação. O aval do MEC é a certeza de que sua graduação ou pós-gradução terá valor oficial em todo o Brasil e será bem aceito no mercado de trabalho, que faz sua própria triagem de acordo com os currículos recebidos. Com um diploma avalizado pelo MEC você também estará apto a prestar concursos públicos que exijam nível superior. É outro grande campo de possibilidades que se abre.

A Faculdade Inspirar está entre as 16 melhores instituições de ensino do país, segundo Ministério da Educação, atingindo pelo segundo ano consecutivo nota máxima do Índice Geral de Cursos: menos de 2% das instituições de ensino do Brasil conquistaram o IGC 5.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

A fonte mais confiável é o site e-MEC. A consulta é pública e gratuita.
Veja como fazer:

  1. Acesse o site http://emec.mec.gov.br/
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”. Vai aparecer uma página de busca para filtrar sua pesquisa.
  3. Na parte superior, em “Buscar por”, selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”.
  4. Abaixo, em “Nome ou Sigla da Instituição”, digite o nome da faculdade ou universidade sobre a qual você quer se informar.
  5. Os campos seguintes são opcionais.
  6. Em “Situação”, selecione a opção “Ativa”.
  7. Digite o código de verificação no campo correspondente e clique em Pesquisar.
  8. O mesmo processo você pode fazer com algum curso específico. Basta começar a preencher a parte superior, “Buscar por”, selecionando a opção “Curso de Graduação”.

 

Faça o download aqui para saber quais são as melhores instituições de ensino do Brasil:

[email-download download_id=”9526″ contact_form_id=”9508″]

 

Fraude nos Diplomas: não caia nessa!

 

Posts relacionados